Aprovada renovação do estado de emergência até 30 de janeiro

243

O Parlamento aprovou esta manhã de quarta-feira, dia 13 de Janeiro de 2021, o 9.º  estado de emergência, proposto no âmbito do combate à pandemia de Covid-19, com 197 votos a favor – da bancada do PS, PSD, CDS, PAN e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues; 19 abstenções da bancada do Bloco de Esquerda e 15 votos contra – da bancada do PCP, PEV, do Chega, do Iniciativa Liberal e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira.

O decreto agora aprovado prevê liberdade de circulação para votar antecipadamente no dia 17 de janeiro e no dia das eleições, 24 de Janeiro.

Este diploma modifica o estado de emergência actualmente em vigor, com novas normas que se aplicam nos últimos dois dias desse anterior decreto, que termina às 23h59 de sexta-feira, e renova-o por mais 15 dias, desde as 00h00 de sábado, 16 de Janeiro, até às 23h59 de 30 deste mês.

Nesta quarta-feira, o Governo vai aprova as medidas de confinamento geral ao abrigo do projecto de decreto presidencial de estado de emergência e que deverão estar em vigor por um mês para travar a pandemia.

A reunião do Conselho de Ministros terá lugar após a Assembleia da República debater e votar, durante a manhã, o projeto de decreto presidencial que modifica e renova o estado de emergência.

Na terça-feira, no final de mais uma reunião com epidemiologistas no Infarmed, em Lisboa, o primeiro-ministro classificou como “alarmante” a dinâmica de “fortíssimo crescimento” dos novos casos de infecção com o novo coronavírus, que atingiram os dez mil por dia no início desta semana.

 

(Fonte e foto: https://rr.sapo.pt/2021/01/13/politica/aprovada-renovacao-do-estado-de-emergencia-no-parlamento/noticia/222178/)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui