17.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 18, 2024

Triatleta figueirense Duarte Pais apurado para o Campeonato do Mundo do IRONMAN

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O figueirense Duarte Ordonhas Pais foi apurado para o Campeonato do Mundo do IRONMAN, realizado anualmente no Havai, depois de ter sido classificado em nono lugar (na categoria masculina dos 35 aos 39 anos), na prova IRONMAN Finland que se realizou no passado sábado, 14 de agosto de 2021.

Numa prova que teve a duração total de 9 horas, 37 minutos e 26 segundos, o triatleta amador revelou, em declarações à FigueiraTV, que o maior desafio “foi claramente o desnível na parte da corrida, juntamente com a chuva e os ventos, na parte da bicicleta”.

“A temperatura foi amena, de rondar os 20 graus, mas as condições foram com muito vento, muita chuva e foi um percurso, da corrida principalmente, com muito desnível, com muito “sobe e desce”. Foram umas condições mais difíceis que o normal que tornaram a prova mais lenta do que o que seria esperado”, explica Duarte Pais.

Confessando que o seu objetivo, ao realizar esta prova, era atingir resultados que o pudessem qualificar para o campeonato do mundo, o triatleta recordou que há cerca de dois anos teve um grave acidente, que lhe provocou uma “lesão muito grave no ombro, onde se chegou a equacionar pôr uma prótese de ombro e [que levou a] muitos meses de recuperação”.

“Foi dito que não poderia voltar a fazer triatlo nem a nadar e, portanto, a superação de mostrar que era capaz de voltar, depois de recuperar, foi um fator muito importante”, conta Duarte Pais.

O triatleta figueirense de 36 anos revelou ainda que a preparação para este tipo de provas exige “muitos treinos diários (muitos na Figueira)” e que a gestão do tempo e o seu equilíbrio para poder treinar, trabalhar e estar com a família é “um fator muito difícil para os triatletas amadores”.

Duarte Ordonhas Pais marcou presença pela terceira vez na prova do IRONMAN, tendo participado também na competição que teve lugar na Alemanha, em 2017 e 2019, em Frankfurt e Roth, respetivamente. Participa também em várias provas nacionais, através da equipa “Marretas no Norte” que, segundo o mesmo, foi criado por um grupo de amigos em novembro de 2020.

O IRONMAN Finland teve a sua primeira edição este ano e a prova IRONMAN, pertencente ao IRONMAN Group, consiste numa competição de um tipo de triatlo de longa distância que é composta por 3,8 kms de natação, 180,2 kms de ciclismo e 42,2 kms de corrida.

Considerada como uma das mais exigentes do mundo no triatlo, esta prova realiza-se em vários locais do mundo. Em Portugal, serão realizadas duas provas a 23 e 24 de outubro deste ano, em Cascais: a prova completa do IRONMAN e o IROMAN 70.3, que corta as distâncias para metade.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d