15.2 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Dia 18 preenchido no Museu Santos Rocha e Núcleo Museológico do Sal

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município da Figueira da Foz assinala o Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio e que este ano tem como mote «O Poder dos Museus», com iniciativas gratuitas em alguns dos seus espaços museológicos.

No Museu Municipal Santos Rocha, das 10h00 às 12h00, alunos do Agrupamento Figueira Mar, de diferentes nacionalidades, vão, a partir da exposição «Máscaras da Ásia- Artes Performativas do Museu do Oriente», dar a conhecer a alunos do 1.º CEB vários aspetos da cultura dos seus países. A iniciativa está sujeita a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt

À tarde, pelas 16h00, decorre, no Auditório Municipal, a segunda sessão do Ciclo de Cinema «Máscaras», comissariado por Jorge Seabra, professor de Estudos Fílmicos. Para esta sessão, a escolha recaiu em «Dança das Máscaras» de Sara Gouveia, um documentário performativo, cujo protagonista é Atanásio Nyusi, moçambicano, descendente da etnia maconde, bailarino Mapiko.

A realizadora leva-nos a “perceber como é que esta dança foi instrumento de afirmação anticolonial. A dança transforma-se num processo para aceder ao passado, ao período da guerra colonial, e, simultaneamente, com a narrativa de Atanásio Nyusi, percebemos também como, na contemporaneidade, a dança Mapiko é uma forma de identidade e evocação da memória coletiva.” A entrada é livre.

No Núcleo Museológico do Sal realiza-se, às 10h30 e às 14h30, uma Oficina de Rodilhas dinamizada por Aida Antunes e Gilda Saraiva.

A atividade é dirigida à comunidade escolar e ao público em geral e carece de inscrição prévia: nuceo.sal@cm-figfoz.pt

O objetivo desta oficina é transmitir, ensinar e perpetuar uma das muitas tradições ligadas ao Salgado da Figueira da Foz. As rodilhas eram usadas pelas mulheres / salineiras como suporte para os cestos de sal, que transportavam à cabeça, da salina para o armazém do sal.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d