12.7 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

19.º aniversário do Núcleo Museológico do Sal encerra «Maio é Museu!»

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A 10.ª edição do ciclo de programação cultural «Maio é Museu!», uma iniciativa que é uma referência na programação do Museu Municipal Santos Rocha (MMSR), que tem decorrido ao longo do mês de maio, com várias atividades nos distintos espaços museológicos municipais, encerra no próximo fim-de-semana, com as comemorações do 19.º aniversário do Núcleo Museológico do Mar (NMM).

Na tarde de sábado, dia 28 de maio, pelas 15h00, há «Histórias com Ciência» com o livro «O Grande Mergulho” de Lucie Brunellière, que explora a fauna e a flora subaquáticas, através da viagem do pequeno submarino, Sonarus. A atividade, gratuita, dirige-se a famílias com crianças dos 03 aos 12 anos, é sujeita a inscrição prévia nucleo.mar@cm-figfoz.pt e a um máximo de 10 crianças. Dia 29 de maio, data do 19.º aniversário do espaço museológico, realizam-se visitas orientadas para público em geral, das 14h00 às 17h00. Pelas 15h00, o professor José Manuel Soares Pinto orienta uma visita à nova exposição permante «Fragmentos da história do carvão e do cimento no Cabo Mondego – Col. Particular J. M. S. Pinto», que apresenta, entre outros, objetos do quotidiano do trabalho da mina, documentos e fotografias do quotidiano da fábrica na fase final da sua laboração. Pelas 16h30, realiza-se a abertura da exposição de fotografia «Visões a Preto-e-Branco!» de Rodrigo Pinto, que reúne um conjunto de fotografias de películas a preto-e-branco, do Cabo Mondego e área envolvente, tiradas durante a última década.

Ainda neste fim de semana, mas no Museu Municipal Santos Rocha, a exposição «Máscaras da Ásia-Artes Performativas do Museu do Oriente», composta por 74 máscaras pertencentes à coleção Kwok On do Museu do Oriente, da Fundação Oriente, feitas de materiais muito variados e proveniências diversas – China, Coreia, Índia, Indonésia, Japão, Sri Lanka, Tailândia e Tibete, estará em destaque. Pelas 15h00, realiza-se uma visita orientada para público em geral e pelas 15h30 a oficina «A Máscara e o Espelho», onde se propõe, a famílias com crianças dos 04 aos 12 anos, a (des)construção da sua própria máscara atribuindo-lhe o seu próprio sentido e expressividade. A atividade é gratuita, sujeita a inscrição prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt e um máximo de 15 participantes.

Comunidade de Leitores da Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás associou-se ao «Maio é Museu!» e promove o seu encontro mensal no Museológico do Sal. Assim, dia 28 de maio, pelas 15h00, a Salina Municipal do Corredor da Cobra será o cenário perfeito para o encontro da Comunidade, que selecionou para leitura as obras «Viagem a Portugal» de José Saramago e «O Grande Gatsby» de F. Scott Fitzgerald. A participação nesta sessão está, excecionalmente, sujeita a inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.

A entrada no MMSR é gratuita até dia 31 de maio.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d