13 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 29, 2024

Veleiros da regata Sardinha Cup chegam este sábado à Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

As 9h00 deste sábado, 10 de Junho e Dia de Portugal, é a hora estimada para começarem a chegar à Figueira da Foz os 22 veleiros participantes da regata Sardinha Cup, provenientes de Saint Gilles Croix de Vie, em França.

A rota migratória da sardinha serve de inspiração à Sardinha Cup, regata que liga Saint Gilles Croix de Vie, principal porto francês de pesca desta espécie, a cerca de 80 quilómetros de Nantes, à Figueira da Foz, um dos “viveiros” do pescado muito saboreado durante as festas dos Santos Populares.

A frota de monocascos da Sardinha Cup é composta por 22 Figaro Beneteau 3, veleiros de 9,75 metros com foils, todos iguais. Em competição estão 22 tripulações, seis delas mistas.

Metade dos 44 velejadores têm menos de 30 anos, 13 dos quais com 25 ou menos anos. Basile Bourgnon, 20 anos, benjamim da prova, debuta no circuito Figaro Beneteau. Benoît Charon, 59, figura da vela da Normandia, é um dos anciãos.

Criada em 2019, a regata organizada pela Team Vendée Formation atraca em Portugal na 3.ª edição após ter estado confinada a mares gauleses nas edições anteriores. Cumpre, assim, este ano, o desiderato que lhe deu nome: percorrer a rota da sardinha e ligar os dois países e os dois portos, unidos umbilicalmente pela pesca

A regata largou a 6 de junho de Saint Gilles Croix de Vie, “mercado” francês da sardinha. A chegada à Figueira da Foz será neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Ao largo da Figueira da Foz, no domingo, dia 12, a partir das 10h00, decorrerá uma regata costeira, associando-se à Festa da Sardinha.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d