14.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 16, 2024

Rodrigues Guedes de Carvalho nas “5as de Leitura” na Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Rodrigo Guedes de Carvalho, jornalista, apresentador dos noticiários da SIC e escritor, marca presença, em mais um encontro, de «5as de Leitura», no próximo dia 22 de junho, excecionalmente a uma quarta-feira, pelas 21h30, no Auditório Municipal

Com entrada livre, mediante a lotação da sala e as diretrizes da DGS, este encontro de leitura conta com a presença do jornalista/escritor Rodrigo Guedes de Carvalho que, sob moderação de Teresa Carvalho, irá percorrer a sua mais recente obra Cuidado com o Cão que nos remete para a época pandémica que nos confinou e à qual todos, sem exceção, estivemos sujeitos.

Esta iniciativa é desenvolvida pela Comissão Cultural e Divisão de Cultura da CMFF e insere-se no âmbito das Comemorações de Elevação em 1771 da Figueira da Foz a Categoria de Vila e Elevação a Cidade em 1882.

Relativamente ao percurso de Rodrigo Guedes de Carvalho, recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional FIGRA, em França, com uma Grande Reportagem sobre urgências hospitalares (1997), estreando-se na ficção com o romance Daqui a Nada (1992), vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Seguiram-se-lhe A Casa Quieta (2005), Mulher em Branco (2006), Canário (2007), O Pianista de Hotel (2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de Ficção Narrativa 2018 –, Jogos de Raiva (2018) e Margarida Espantada (2020).

Elogiado pela crítica, foi considerado uma das vozes mais importantes da nova literatura portuguesa. É ainda autor dos argumentos cinematográficos de Coisa Ruim (2006) e Entre os Dedos (2009), e da peça de teatro Os Pés no Arame (estreada em 2002, com nova encenação em 2016).

Cuidado com o Cão, que tem como editora Cecília Andrade, é o seu mais recente livro, nasceu em abril de 2022.

SINOPSE

Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem. Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver. E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.

Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante.

Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de Hotel, Jogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d