14.3 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Abril 24, 2024

ACIFF saúda Fernando Lopes Cardoso pela Medalha da Cidade

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Direção da Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz saudou calorosamente o seu Diretor Dr. Fernando Lopes Cardoso pela merecida distinção de que foi alvo por parte do Município da Figueira com a atribuição da Medalha da Cidade, a 24 de Junho de 2022.

Fernando Lopes Cardoso, formado em Administração Económica e Financeira, Administração de Pessoal e Psicologia Industrial e licenciado em Ciências Sociais e Política Ultramarina, divide de forma ímpar a sua intensa atividade entre a Gestão Empresarial, o Associativismo e a Investigação Histórica e Genealógica.

Nos anos de 1980, assume a gerência da Somaro, Lda., empresa de comercialização de combustíveis e eletrodomésticos, dando continuidade ao negócio fundado pelo pai, Fernando Luiz Cardoso, em 1941.

Foi um dos promotores, em 1986, da fundação da Cooperativa Cultural Rádio Clube Foz do Mondego, que até hoje se mantém atividade, servindo a região.

Assume, pela primeira vez, cargo diretivo na ACIFF em Maio de 1991, como Vice-Presidente da Direção, em representação da Sorefoz – Electrodomésticos e Equipamentos. Ocupava, então, a Presidência da Direcção o estimado Dr. António Joaquim Ramos.

Na sequência do 1.º Congresso dos Empresários do Centro, Fernando Lopes Cardoso foi o grande impulsionador da criação do CEC – Conselho Empresarial do Centro, entidade agregadora das Associações empresariais dos seis distritos da região, orientada para a prestação de serviços de apoio às atividades das empresas e para a defesa e promoção dos interesses regionais.

Em representação da ACIFF, entre 1992 e 1998, Fernando Lopes Cardoso ocupará funções de Vice-Presidente da Direção da Federação do Comércio Retalhista, responsável pelas Relações Internacionais. No mesmo período, assume funções na Direção da CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, de cuja Assembleia Geral será Presidente, por três mandatos consecutivos, entre 2010 e 2022.

Entre 1994 e 1997, em representação da CCP, integrará junto da Comissão Europeia o Conselho de Administração do EuroCommerce e o CCD – Comité para o Comércio e Distribuição.

A 19 de Abril de 1994, toma posse como Presidente da Direção da ACIFF, tendo por Secretário Franklim Ramos Gaspar e por Tesoureiro Joaquim Pinhão de Oliveira.

Neste mandato de 1994-1997 são lançadas as bases para a realização da 1.ª Feira Comercial e Industrial da Figueira da Foz, na senda da Mostra de Indústria da Figueira, levada a cabo pela ACIFF em 1991. O evento, realizado entre 17 e 25 de Junho de 1995, reuniu no Jardim Municipal mais de 25.000 visitantes em torno de 101 Expositores, eventos culturais e contatos comerciais e do colóquio “O Mar e a Economia da Figueira”. Voltará a ter lugar nos anos de 1996 e 1997, com reconhecido retorno para o encontro entre empresários, investidores, consumidores e o sedimento de novas formas de convivência social.

Nos mandatos de 1997-2000 e 2000-2003, cumpre funções de Presidente do Conselho Fiscal da ACIFF.

Em 1996, em representação desta Associação, Fernando Lopes Cardoso ocuparia o cargo de Presidente do CEC – Conselho Empresarial do Centro, para um mandato de quatro anos. Entre 2000 e 2010, cumprirá mandatos como Presidente da Assembleia Geral do CEC.

Regressará à Presidência da Direcção da ACIFF a 30 de Maio de 2003, tendo por Secretário José Couto e por Tesoureiro José Augusto Nunes Correia.

Neste mandato de 2003-2007, realizou-se a importante aspiração da Associação, com a construção do edifício da IEFF – Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, de que Fernando Lopes Cardoso foi o primeiro Presidente da Direcção e cuja Assembleia Geral ainda integra.

Constituída em 26 de Novembro de 2002 com caráter de Associação para o Desenvolvimento Empresarial e inaugurada em 28 de Junho de 2006, a materialização da IEFF como Centro de Incubação de Empresas de base tecnológica e serviços de valor acrescentado resultou na criação de uma estrutura inovadora, atrativa e promotora da dinâmica da região que, a cada novo ano, se reafirma como um marco da vida da nossa Associação.

No mandato de 2007-2010, Fernando Lopes Cardoso regressa à Direção, como vogal do Setor Comercial e, no mandato seguinte, em 2012, já como Diretor Bibliotecário, promove a constituição da Comissão de Património Histórico e Documental, tendo em vista a preservação, organização e levantamento do património histórico e documental da ACIFF. O seu empenho nos trabalho desta Comissão permitiu a organização e instalação da Biblioteca da Associação, a conservação, tratamento documental e transcrição de toda a documentação relevante do Arquivo, desde a sua fundação, a 21 de maio de 1835, e até ao ano de 1975, e sua disponibilização.

Por tudo quanto se expôs, pelas inexcedíveis qualidades de Liderança, Estratégia e Sentido de Cidadania, pelo sóbrio Humanismo com que honra aqueles que o rodeiam, temos a mais elevada honra de o cumprimentar neste dia tão especial, atestando o nosso franco reconhecimento pelo contributo prestado à ACIFF, à Figueira da Foz e ao progresso da região.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d