15.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 29, 2024

Assembleia Figueirense lidera Nacional da 1.ª Divisão de Xadrez

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A equipa de xadrez da Assembleia Figueirense está a dar muito boa conta de si no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, de tal forma que lidera a prova, passadas quatro das nove jornadas de um torneio que decorre no Centro de Arte de Ovar.

O quarteto figueirense soma 11 pontos, correspondentes a três vitórias e um empate, e divide a liderança com o conjunto lisboeta Estrelas de São João de Brito, mas dispõe de um maior número de pontos na soma dos resultados por tabuleiro (11 contra 9,5).

A até agora excelente campanha da equipa da Figueira da Foz começou com um empate (2-2) frente ao conjunto mais cotado em prova, a Academia de Xadrez de Gaia.

Os gaienses surgiram com a equipa com melhor média de ranking Elo jamais apresentada em Portugal (2630),liderados pelo número 89 do mundo, o grande mestre indiano SL Narayanan, jogador com 2659 pontos Elo, mas foram surpreendidos pela Assembleia Figueirense, uma equipa com uma média de menos 200 pontos, de 2427,apenas a sexta das dez formações presentes no campeonato.

Nesse duelo, o grande mestre Luís Galego (2462) travou o cotado Narayanan com um empate, enquanto o grande mestre hispano- argentino Gabriel del Rio obtinha a única vitória parcial da Assembleia Figueirense, na segunda mesa, frente ao grande mestre turco Emre Can.

Na quarta mesa, o mestre internacional hispano- argentino Maurício Vassallo, segundo classificado do último Open da Figueira da Foz, conseguiu o outro resultado positivo da equipa figueirense, ao empatar como grande mestre ucraniano Yuriy Kuzubov.

Após o empate inaugural, a Assembleia Figueirense obteve três triunfos consecutivos, respetivamente frente ao CX Montemor-o-Velho/CTGA (2,5-1,5), o NS São Miguel (2,5-1,5) e a Escola de Xadrez do Porto/Colégio Efanor (4-0)

As outras duas equipas do distrito de Coimbra em competição estão nesta fase a lutar pela fuga aos últimos lugares. A Académica de Coimbra soma 7 pontos e ocupa a sétima posição, enquanto o CX Montemor-o-Velho/CTGA está com 6 pontos e segue no oitavo lugar.

O Nacional da 1.ª Divisão consta de nove jornadas e decorre até ao dia 22 de julho, com rondas diárias, sempre na sala de exposições do Centro de Arte de Ovar.

Classificação após quatro jornadas:

1.º Assembleia Figueirense, 11 pontos (l 1,5 no total dos tabuleiros)

2.º Estrelas São João de Brito, 11 (9,5)

3.º Academia de Xadrez de Gaia, 10 (12,5)

4.º GD Dias Ferreira, 9 (10)

5.° Escola Profissional de Gaia/Clube de Xadrez, 9 (8,5)

6.º A.XAT Montemor-o-Novo, 7 (7,5)

7.º Académica de Coimbra, 7 (6,5)

8.º CX Montemor-o-Velho/CTGA, 6 (7)

9.º Escola de Xadrez do Porto/Colégio Efanor, 6 (4)

10.° Núcleo Sportinguista de São Miguel, 4 (4,5).

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d