13.3 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Confraria da Raia de Pitau retomou em Buarcos o almoço anual

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Confraria da Raia de Pitau, que já não reunia desde 2019 devido à pandemia, realizou o seu tradicional almoço anual, esta terça-feira, num restaurante junto à Praia de Buarcos.

Segundo explicou à FIGUEIRA TV o confrade supremo, Luís Curado, o objectivo da Confraria, que existe há cerca de 30 anos, continua a ser o de preservar esta tradição gastronómica da Figueira.

A Confraria, que não se encontra oficializada, congrega habitantes da Cova-Gala, os que têm ali casas de férias ou gostam desta zona, assim como emigrantes nos EUA.

Para além de preservar a tradição, a Confraria da Raia de Pitau já promoveu iniciativas culturais tendo, há uns anos, contribuído para a edição de um livro de Manuel Luís Pata, a que se juntara a Junta de Freguesia de S. Pedro e a Câmara da Figueira da Foz.

Na confecção da raia de pitau aproveitam-se os fígados, fazendo-se um molho com estes numa base com sal, alho, louro, azeite, colorau e vinagre. A raia é cozida e acompanhada com batatas, pão ou broa, tudo regado com o molho de pitau.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d