13.8 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Chega considera que a Nacional 109 é uma “Estrada do terceiro mundo”

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Grupo de Trabalho Concelhio do Chega da Figueira da Foz veio alertar para “um problema que se arrasta há anos: a Estrada N109 que se encontra num estado lastimável, entre a Freguesia do Carriço (concelho de Pombal, Distrito de Leiria) e o concelho de Mira (Distrito de Coimbra).

Considerando que “Chega de esperar é hora de agir!”, este partido divulgou a seguinte posição:

«Esta estrada nacional é o único acesso à Zona Industrial a Sul da Figueira da Foz e aos dois complexos industriais celulósicos do Concelho da Figueira da Foz: The Navigator Company – Complexo da Figueira da Foz e Celbi, SA, reconhecidos internacionalmente. É também um meio de escoamento de produtos de e para o porto marítimo da Figueira da Foz.

A Navigator exporta para 130 países dos 5 continentes, tem um volume de negócios de ais de 350 milhões de Euros e a Celbi que tem a melhor pasta de papel da Europa, com um volume de negócios também superiores a 350 milhões de Euros. A maior parte da matéria-prima e exportações destas celuloses circulam na N109, tornando esta estrada uma mais-valia para a economia de toda a região e do país. A passagem de viaturas de grande porte é constante, dia e noite, tanto para servir as celuloses, como as diversas Zonas industriais dos diversos concelhos, o Porto da Figueira, assim como, ainda é o um meio bastante utilizado para quem não quer utilizar as auto-estradas.

Com a chegada do verão, esta estrada serve as diversas praias ao longo da nossa vasta costa, o que a torna numa passagem incontornável para todos os veraneantes das nossas praias, aumentando fortemente o trafego de pessoas e veículos. Com condições de piso tão irregulares e em tão mau estado, aumenta-se exponencialmente o risco para todos os utilizadores da N109. A sinistralidade não pode aumentar devido às más condições rodoviárias da via por onde os nossos cidadãos circulam.

É urgente que a lnfraestruturas de Portugal faça uma intervenção de fundo na N109 e não só pequenos reparos e alterações pontuais, apenas em alguns pontos desta via, deixando toda a restante via em más condições, com elevado desgaste e deterioração, alterações bruscas de piso, desníveis transversais e longitudinais da via, alcatrão em mão estado, inexistência de bermas, má sinalização horizontal e mesmo falta de marcações visíveis em longos troços da mesma. Conduzir à noite nesta via é um desafio muitas vezes perigoso. Em condições de nevoeiro, tanto de dia, como de noite, é muito perigoso percorrer esta via, onde a marcação do traçado da via é muitas vezes inexistente».

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d