14.3 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 20, 2024

Confraria do Arroz Doce de Maiorca entroniza confrades

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca foi criada formalmente no dia 20 de maio de 2020, tendo como objetivo promover e divulgar o Arroz de Maiorca , enquanto produto tradicional, de origem e proveniência certificadas.

Esta instituição alicerçada na tradição, procura contribuir para que a história do Arroz se perpetue, no futuro, em Maiorca e em Portugal.

A Confraria tem ainda como finalidade social a promoção, divulgação, valorização e defesa cultural e gastronómica do arroz local e regional.

O arroz doce em Maiorca tradicionalmente era levado pelos noivos a casa de todos os convidados do seu casamento, em travessas, que depois eram levantadas, sendo estas acompanhadas com uma retribuição, que ajudava a financiar a boda do seu enlace matrimonial, e esta tradição ainda hoje se mantém.

Mais recentemente as várias associações e intuições da Freguesia de Maiorca, bem como a Comissão da Igreja confecionam arroz doce, com alguma regularidade para angariar fundos para melhoramento das suas instalações e para as suas atividades.

No dia 19 de junho de 2020 foram eleitos os primeiros órgãos sociais da Confraria do Arroz Doce de Maiorca, sendo o Conselho Fiscal liderado pelo Auditor Relator José Manuel Cunha Carvão e a Chancelaria liderada pela Chanceler Mor Matilde Conceição Cabete Azevedo . A madrinha da Confraria é Olga Cavaleiro, que presidiu à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas.

Os trajes da Confraria do Arroz Doce de Maiorca já estão definidos. A capa tem a cor verde dos campos de arroz , com uma mais pequena onde estão bordados uma espiga de arroz e no pé um pau de canela. Ao fundo da capa principal , existe uma barra preta, uma vez que por tradição , em Maiorca todas as saias de cerimónia tinham esta , a capa irá combinar com um chapéu da mesma cor .A medalha faz uma homenagem às pontes de Maiorca que se localizam nos campos de Maiorca , onde existem os arrozais onde se produz o arroz carolino.

A Confraria do Arroz Doce de Maiorca vai realizar no dia 17 de setembro o seu II Capítulo de Entronização dos seus Confrades, que irá decorrer no Terreiro do Paço em Maiorca.

Esta iniciativa tem o seguinte programa :

09h30 – Receção de Boas Vindas c/ pequeno almoço (Casa Paroquial de Maiorca)

11h00 – Cerimónia e Entronização de Confrades no Terreiro do Paço

Momento cultural pelo Puxófole – Grupo de Concertinas

Fotografia conjunta (Escadaria da Casa do Paço).

12h30 – Desfile de confrarias com os respetivos estandartes, pelo Centro Histórico de Maiorca, acompanhado pelo Puxófole – Grupo de Concertinas.

13h00 – Almoço (Quinta d’Anta, Hotel Rural ), mediante inscrição 35 € , até ao dia 10 de setembro.

16h00h- Atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d