14.3 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 20, 2024

Figueirense João Costa sagra-se campeão da Europa de pistola a 50 metros

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O atleta olímpico João Costa, que se iniciou na então Naval 1.º de Maio, na Figueira da Foz, sagrou-se campeão europeu de pistola a 50 metros, no campeonato da Europa de tiro a 25 e 50 metros, a decorrer em Wroclaw, na Polónia.

João Costa somou, na sexta-feira, o quarto título europeu da carreira, depois de 2009, 2011 e 2015, e o terceiro nos 50 metros, ao somar 558 pontos no ‘open’ da prova.

Numa prova disputada, o luso, que esteve presente em cinco Jogos Olímpicos, bateu os rivais pelo ouro por um ponto, com o letão Lauris Strautmanis, segundo, e o sérvio Damir Mikec, terceiro, a somarem 557, além dos 552 do ucraniano Viktor Bankin, quarto.

Na mesma prova, António Santos foi 21.º classificado, somando 532 pontos.

A Federação Portuguesa de Tiro já celebrou o feito de João Costa, lembrando que esta conquista o comprova, “mais uma vez”, como “um dos melhores atletas do mundo nesta disciplina”.

Depois de em 2021 somar um bronze na prova mista de 10 metros com pistola de ar comprimido, somou a 14.ª medalha em Europeus, a que se somam três pratas em Mundiais, um deles da ISSF, e muitos mais pódios em Taças do Mundo.

Portugal esteve presente com quatro atletas em Wroclaw, nos Europeus que terminam no fim de semana, e conseguiu também um quinto lugar, de outra atiradora olímpica, Joana Castelão, na prova de pistola a 25 metros.

Na prova de carabina em três posições, a também olímpica Sara Antunes acabou com o 33.º melhor registo entre as participantes.

Militar de profissão, João Costa representa o Sporting e é como atleta um dos maiores atiradores de sempre em Portugal. Federado a partir de 1992, é mestre em Pistola de Ar Comprimido, Pistola 50 metros, Pistola de Grosso Calibre, Pistola Standard, Pistola de Guerra 9mm, Pistola Sport 9mm, Pistola Pólvora Negra e Revolver Pólvora Negra.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d