9.9 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Março 29, 2024

Soure implementa projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município de Soure comunica que tem procurado aperfeiçoar a sua ação no que toca ao meio ambiente, principalmente na recolha e encaminhamento de resíduos, com especial relevo para a reciclagem e no desenvolvimento sustentável, onde se adotam conceitos como otimização de recursos, redução de desperdício e responsabilidade na adoção de boas práticas ambientais.

Neste sentido, têm sido efetuados diversos investimentos, nomeadamente através da otimização e reforço das redes de recolha seletiva existentes, que se traduzem na aquisição de ecopontos, contentores de recolha seletiva e viaturas de recolha seletiva.

Atualmente, a Autarquia encontra-se em fase de implementação de um novo projeto – a Recolha Seletiva Porta-a-Porta na Vila de Soure. Trata-se de um projeto-piloto, que nesta fase inicial irá abranger apenas a Vila Soure, correspondendo a 679 alojamentos. Serão distribuídos cinco ecopontos por cada habitação, destinados à reciclagem de papel/cartão, vidro, plástico/metal, biorresíduos e lixo indiferenciado.

Posteriormente, os resíduos serão recolhidos ao domicílio em dias previamente estipulados pela entidade gestora em baixa – o Município, e pesados no ato da recolha, sendo entregues na entidade gestora em alta – a ERSUC.

Numa fase futura, o objetivo é implementar o sistema PAYT, em que a taxa de resíduos deixará de ser indexada à fatura da água e que o consumidor pagará em função dos resíduos que produzir e que colocar no contentor do lixo indiferenciado. Ou seja, quanto mais reciclar, menos pagará.

No terreno já se encontra uma equipa técnica a sensibilizar os munícipes da área abrangida para a adesão a este projeto, bem como prestando esclarecimentos e sensibilizando para a realização de reciclagem.

Para a autarquia, a implementação deste projeto é uma forma de promover a realização de reciclagem, bem como reduzir os resíduos encaminhados para aterro e uma alternativa de pagamento mais justa, beneficiando quem mais reciclar.

Esta medida enquadra-se nas políticas ambientais e de educação para a sustentabilidade do Município, que dispõe também de locais próprios para a deposição de todos os tipos de resíduos em todas as suas Freguesias – esclarece.

O Município de Soure acrescenta: «Ao adotar comportamentos ambientalmente responsáveis, está-se a contribuir para um concelho mais limpo e sustentável, contribuindo para maior qualidade de vida dos residentes e gerando também mais atratividade para o turismo, fatores que, consequentemente, alavancam a economia local.»

Fonte: Município de Soure

 

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d