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Quinta-feira, Março 28, 2024

Oliveira do Hospital já tem Espaço do Cidadão

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Foi inaugurado, (3 de fevereiro), com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, o “Espaço Cidadão” que está instalado no rés do chão do edifício da Câmara Municipal. Trata-se de um ponto de atendimento que reúne diferentes entidades num único balcão possibilitando o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público, e que resulta de protocolo celebrado entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA) e o Município de Oliveira do Hospital.

«Somos um Município Amigo do Cidadão que aposta na modernização e digitalização dos serviços, e na criação de mais serviços de proximidade para os cidadãos» e a abertura deste Espaço Cidadão faz parte da «estratégia de melhoria e proximidade dos serviços às pessoas», afirmou o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.

Num único local, «os cidadãos poderão tratar de vários assuntos», mas como frisa o autarca, este é um «serviço de atendimento digital assistido a vários serviços públicos, que não visa substituí-los, tem antes um papel complementar» e que vai permitir «mais e melhores serviços para os munícipes, desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do concelho».

José Francisco Rolo deu conta também que se pretende avançar para uma segunda fase deste projeto de valorização da administração e da prestação de serviços, que facilitará a vida aos cidadãos, com o alargamento destes pontos de atendimento às freguesias do concelho, etapa que «valorizará o papel das freguesias e o conjunto do território de Oliveira do Hospital como um todo».

Termos um «serviço público de qualidade, próximo das pessoas, significa termos um concelho com mais e melhores serviços. Significa sermos um Município amigo do cidadão», concluiu.

Na cerimónia inaugural do Espaço Cidadão de Oliveira do Hospital, o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, sublinhou a importância e necessidade da «proximidade ao cidadão» por parte da Administração Pública que deve centrar-se no que denominou como os «três A’s: aproximar a Administração Pública dos cidadãos; antecipar as necessidades do cidadão e automatizar a resposta».

João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa congratulou a autarquia pela disponibilização do balcão que permite, cada vez mais, uma proximidade aos cidadãos através do atendimento assistido.

No Espaço Cidadão de Oliveira do Hospital do Hospital, que funciona todos os dias úteis, entre as 9H e as 16H30, os cidadãos poderão tratar de assuntos da responsabilidade de várias entidades como: ACT – Autoridade para as condições do trabalho; AT – Autoridade Tributária; ADENE – Agência para a Energia; ADSE – Instituto Público de Gestão Participada; AMA – Agência para a Modernização Administrativa; CGA – Caixa Geral de Aposentações; DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas; DGAJ – Direção-Geral da Administração da Justiça; ISS – Instituto da Segurança Social; IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes; IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional; SEF – Serviço de Estrangeiro e Fronteiras; e SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Fonte: Município de Oliveira do Hospital

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