13.7 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Março 28, 2024

Município de Poiares alarga programa MyPolis ao 1º ciclo

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares tem em curso mais uma edição do programa ‘MyPolis nas Escolas’, dirigido a todos os alunos dos 2º e 3º Ciclos e Secundário, sendo que a novidade deste ano foi o alargamento da iniciativa ao 1º Ciclo do ensino básico.

Assim, durante três dias, e no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) promovidas pela Autarquia, os alunos dos centros escolares da Arrifana, São Miguel e Santo André participaram nas ‘Assembleias de Transformadores Sociais’, espaço de debate que envolveu alunos e restante comunidade educativa e os decisores políticos locais, nomeadamente a Vereadora com o Pelouro da Educação Maria da Luz Pedroso, a quem puderam expor aquilo que são as suas preocupações.

Entre os problemas e propostas apresentadas pelos alunos esteve em destaque a temática do ambiente e da sustentabilidade, nomeadamente com a necessidade de dotação de compostores e a possibilidade de criar hortas nos seus centros escolares, a par de outras questões que também consideraram importantes para merecer a atenção do Município.

Durante todo o ano letivo os restantes alunos têm desenvolvido um trabalho de discussão entre si, por forma a prepararem aquelas que serão as suas propostas a apresentar na ‘Assembleia de Transformadores Sociais’, a decorrer em maio, e que os reunirá uma vez mais com os decisores políticos locais.

O programa MyPolis, constituído em 2019 com o grande objetivo o de aproximar os jovens dos políticos, e implementado desde essa data pelo Município de Vila Nova de Poiares, já permitiu que os alunos do Concelho vissem algumas das suas propostas atendidas pela Câmara Municipal, nomeadamente em matéria de segurança rodoviária, em particular junto da Escola Dr. Daniel de Matos, ou por exemplo no campo da sustentabilidade ambiental, com a criação de uma ‘Eco Loja’ para troca de roupa.

Para a Autarquia, esta é mais uma oportunidade para os jovens desenvolver competências pessoais e sociais, ao mesmo tempo que promove a cidadania ativa, aproximando-os dos decisores políticos e envolvendo-os nas decisões que afetam as suas vidas. Ao proporcionar que a sua voz seja escutada, que os seus problemas e anseios mereçam atenção, o Município está a possibilitar uma maior participação cívica, na procura de realmente atingir o conceito de democracia representativa.

Fonte: Município de Poiares

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d