20.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

Quiaios lança projeto de investigação, divulgação e exploração do património

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Decorreu na sexta-feira, 17 de fevereiro, a apresentação pública do projeto «Quiaios, um lugar de histórias», promovido pela Junta de Freguesia de Quiaios e que tem como propósito criar condições e ferramentas, facilmente entendíveis, que possibilitem contar as histórias do território e das suas pessoas, dos seus patrimónios e identidades, que se traduzam em experiências sensoriais diferenciadoras.

O projeto, financiado pelo PDR2020, prevê ainda a recuperação e refuncionalização do palheiro típico construído em madeira de pinho, em 2006, na Praia de Quiaios, convertendo-o num centro interpretativo que sirva de «porta de entrada» para exploração do território e do seu património.

O edifício que, numa das alas reconstitui uma casa típica de pescadores, irá acolher uma nova exposição permanente com conteúdos multimédia.

A eficiência energética e a instalação de dispositivos de segurança também estão contempladas na candidatura aprovada. Numa perspetiva evolutiva, o Presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, focou o potencial daquele espaço no acolhimento aos visitantes do futuro Geoparque do Atlântico.

A produção de conteúdos, cientificamente validados e adaptados aos suportes de comunicação online e offline, é uma das apostas. A compilação do conhecimento já existente nas áreas do património natural, edificado e gastronómico e a recolha da dimensão imaterial do saber, “preservando as vozes que materializam a tradição oral”, estará a cargo da antropóloga Frederica Jordão.

A investigadora, presente na sessão de apresentação, sublinhou a “importância do envolvimento da comunidade” para o sucesso deste e “de qualquer projeto de dinamização cultural. São as pessoas do território que melhor o conhecem. O objetivo é ativar esse conhecimento para a criação de novas experiências exploratórias do património local”.

Ricardo Santos anunciou ainda que o projeto contempla a criação de uma nova marca identitária para a Freguesia de Quiaios, o desenvolvimento de uma plataforma web, que disporá de “recursos interativos para uma melhor experiência de visitação e de exploração”, e a identificação do património edificado. “Será colocada sinalética com possibilidade de acesso a informação mais detalhada, através da leitura de um QR Code”, informou o autarca.

Converter as histórias das pessoas e do património em programas de experiências históricas, culturais e gastronómicas, que envolvam a comunidade e atraiam visitantes, é o objetivo último da Junta de Freguesia de Quiaios.

Dados do projeto

Entidade promotora: Junta de Freguesia de Quiaios

Investimento total: 60.441,66 €

Apoio ao investimento: € 39.311,65

Financiamento: PDR 2020

Prazo de execução: Até 31.12.2023

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d