«No contexto da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre habitualmente entre 16 e 24 de novembro, o Município da Figueira da Foz, em parceria com a Suma, está a levar a cabo a campanha de sensibilização “Dar a Volta – Rumo à Economia Circular”. A iniciativa, que começou a 13 de novembro e se estenderá até ao dia 27, é especialmente direcionada à comunidade escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do concelho.
Com o envolvimento de cerca de 1.850 alunos, bem como de professores e auxiliares, a campanha tem como objetivo promover boas práticas ambientais e reforçar a educação para a sustentabilidade. As ações desenvolvidas pretendem incutir nos mais novos a importância da reciclagem, do desvio de resíduos de aterro e da reutilização de matérias-primas. Além disso, alertam para a redução do desperdício alimentar e incentivam a reciclagem dos biorresíduos.
Inserida nesta campanha, está ainda a divulgação do Projeto Piloto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, “OS BIORRESÍDUOS TÊM MUITO PARA DAR!”. Esta iniciativa teve início no passado dia 16 de outubro, na freguesia de Tavarede, e está a ser progressivamente implementada em Buarcos, São Julião e Vila Verde.
A aposta na sensibilização ambiental e na mobilização comportamental reflete o compromisso da Figueira da Foz em contribuir para uma gestão mais sustentável dos resíduos e para a construção de um futuro mais verde, envolvendo desde cedo as gerações mais novas neste esforço coletivo.