O Município da Figueira da Foz divulga no fim de semana o projeto local “Comércio com História”, no âmbito das Jornadas Europeias do Património de 2022 (JEP), promovidas pelo Conselho da Europa e Comissão Europeia.
A autarquia refere que o projeto “Comércio Com História” visa a proteção e promoção de espaços comerciais, “e não só, com interesse histórico, cultural ou social, e que fazem parte da identidade distintiva da história local”.
As atividades de divulgação têm início hoje, na página de Facebook do Museu Municipal Santos Rocha (https://www.facebook.com/museu.rocha), na qual vai decorrer uma atividade lúdico pedagógica – o “Quiz – Lojas com História da Figueira da Foz”.
No domingo, dia 25, o programa integra a apresentação, pelas 17h00, no Centro de Artes e Espetáculos, da edição municipal bilingue (PT-ES) “Lojas com História na Figueira da Foz”, e a inauguração de uma exposição com ilustrações de Ana Biscaia, referentes aos estabelecimentos que integram a obra e que se encontram reconhecidos como de interesse histórico e cultural ou social local.
Desde 2020 que a Câmara da Figueira da Foz já reconheceu cerca de três dezenas de estabelecimentos comerciais que integram a plataforma “Comércio com História”.
“Estas iniciativas são um incentivo do município ao comércio local e à produção cultural e têm um papel fundamental na valorização da sua ação na difusão do património cultural”, sublinhou o município.
Durante este fim de semana, os espaços museológicos municipais estão abertos, com o Museu Municipal Santos Rocha e o Núcleo Museológico do Mar a funcionarem entre as 14h00 às 19h00, enquanto o Núcleo Museológico do Sal vai estar de portas abertas das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.