O Clube Naval dos Oficiais e Cadetes da Armada organiza anualmente um troféu como homenagem ao comandante Conde Martins e a Fernando Lima Bello, únicos velejadores portugueses que venceram um campeonato mundial de Snipe.
A prova, simultaneamente Campeonato Nacional de Masters da classe Snipe, contou com um total de 23 tripulações de todo o país.
Dividida por sábado e domingo, a prova, realizada no campo de regatas do mar da Palha, teve no primeiro dia ventos de Norte que rondaram para Noroeste e que subiram progressivamente de 6 a 12 nós. Já no segundo dia, assistiu-se a uma instabilidade permanente na direção do vento, que, muito fraco, complicou muito o trabalho de montagem do campo de regatas pela Comissão de Regatas. Apesar destas condições difíceis, a CR conseguiu realizar 4 das 6 regatas previstas.
As tripulações da Figueira da Foz tiveram um desempenho muito assinalável nesta prova. A dupla Jaime Baptista (CNAFF) – João Gil (MENTOR) assegurou o 5.° lugar da classificação geral e o 2.º lugar da categoria Grand Master (timoneiros com idade igual ou superior a 65 anos).
A tripulação António Baio Dias (CNAFF) – Catarina Sousa (ANM) conseguiu o 12.º lugar na classificação geral e o 4.º lugar na categoria Master.
Estes resultados premeiam o trabalho da frota Snipe da Figueira da Foz e aguçam o apetite para o Campeonato Regional da zona Norte, a ter lugar a 5 e 6 de Novembro em Leixões.