Conforme deu hoje conhecimento a Câmara da Figueira da Foz, no dia 20 de dezembro, a partir das 10h30, terá lugar a sessão de inauguração do Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz.
No final do comunicado do Executivo Municipal de resposta a uma posição do PS, a Câmara figueirense remata: “Nada nos desvia do rumo: trabalhar, elevar o nome da Figueira, estar junto das populações em todas as situações, lutando por aquilo a que a Figueira tem direito, ajudando quem mais precisa”.
Recorde-se que, como já tinha sido noticiado, o ano letivo 2022/23 do Campus da Universidade de Coimbra (UC) na Figueira da Foz vai ter uma oferta pedagógica assente em pós-graduações, formações curtas e cursos de verão.
“O Campus da Figueira da Foz vai enquadrar, no ano letivo 2022/23, diversas iniciativas de debate e de articulação da ciência com o território, bem como uma oferta formativa periódica (pós-graduações, formações curtas e cursos de Verão)”, referiu a UC.
Segundo a Universidade de Coimbra, as diversas iniciativas e oferta formativa estão enquadradas no projeto Living the Future Academy, destinados a jovens STEAM [estudantes de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática] e a adultos.
O projeto está focado na promoção de programas e cursos de formação inovadores, adaptados a diferentes segmentos da população e em coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais da região Centro.
A Universidade de Coimbra ambiciona diplomar, em quatro anos, entre 8.000 e 12.000 pessoas no âmbito do Living the Future Academy, financiado com 16,5 milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O protocolo de cooperação para a criação, instalação e funcionamento de um campus naquela cidade foi assinado em setembro entre as duas entidades, pelo reitor Amílcar Falcão e por Pedro Santana Lopes, presidente do Município.
O acordo estabelece os termos da cedência dos espaços e imóveis que vão albergar o campus universitário, assim como as atividades (de ensino, investigação, inovação e partilha de conhecimento) que serão desenvolvidas pela Universidade de Coimbra.
O Campus da Figueira da Foz vai funcionar, nesta fase, na Quinta das Olaias, que sofreu obras de adaptação.
No final de outubro, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, adiantou que o início das aulas deveria ocorrer antes do início das férias do Natal