Este domingo começou com um desafio superado. Foram mais de 1600 aqueles que participaram n´ “A Corrida Mais Bonita de Portugal” (corrida e caminhada), que teve partida da Praia de Quiaios pelas 09h30, e chegada em Buarcos (Tamargueira).
Pela frente paisagens de deixar qualquer um arrebatado, mas também uma estrada panorâmica “Enforca Cães” e oito quilómetros de subidas e descidas, complicadas, para não dizer difíceis.
Mas nem graúdos nem miúdos se deixaram intimidar e todos, com um caminho animado por gaiteiros e escolas de samba, chegaram ao destino, cheios de alegria e a fantástica sensação de prova superada e a repetir em 2025.
A primeira edição d´” A Corrida Mais Bonita de Portugal”, promovida pelo Município da Figueira da Foz com organização técnica da Por Akaso – Eventos Desportivos, contou com o atleta olímpico Domingos Castro como padrinho que, uma vez mais afirmou que a prova tem tudo para se tornar num evento de turismo desportivo internacional.
Domingos Castro prometeu e cumpriu, também ele correu os oito quilómetros, em 36:09, tendo alcançado um honroso 69º lugar da geral e o terceiro lugar na categoria VeternosM60.
Os primeiros atletas a cortar a meta correram a distância da prova em menos de meia hora. Na categoria masculina os três lugares do pódio foram preenchidos por Rui Teixeira, atleta do Sporting Clube de Portugal (23:34), André Pereira, do Sport Lisboa e Benfica (25:47) e Hermano Ferreira, da Escola de Atletismo de Coimbra/Paiva (26:04). Já na categoria feminina, Carla Rocha, também de leão ao peito, foi a primeira a cortar a meta aos 27:30, seguida de Solange Jesus, do Sporting Clube de Braga (28:34), e de Carla Martinho, do Recreio Desportivo de Águeda, com 29:14.
A organização atribuiu prémios também à categoria de Veteranos/as (M35; M40; M45; M50; M55; M60; M65), Geral Equipas e Equipa/Grupo com mais elementos classificados na Corrida.
Na cerimónia do pódio foi ainda prestada homenagem ao atleta local, João Paulo Almeida, falecido no início deste ano e um aficionado pelo atletismo.
Também Domingos Castro foi homenageado pelo município e pela junta de Buarcos, com obras (escultura e serigrafia) de artistas plásticos locais.
Fonte: CMFF