O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) de Coimbra, que celebrou ontem o seu 63º aniversário, prepara-se para uma “Meia Temporada” de programação que promete dinamizar a cidade com mais de 80 eventos culturais até Fevereiro de 2025.
Durante este período, a programação abrangerá diversas áreas, incluindo teatro, cinema, música e exposições, destacando-se as colaborações com importantes agentes culturais locais, como o Jazz ao Centro Clube, a companhia O Teatrão e a Escola da Noite.
Entre os destaques teatrais, a “Meia Temporada” apresentará sete espetáculos, incluindo duas estreias absolutas: Frágua do Amor e Marionet, agendadas para 12 e 13 de Dezembro e 14 a 16 de Novembro, respectivamente. Também será exibida a apresentação nacional única da École des Maîtres, de 16 a 18 de Setembro, um projeto internacional na formação teatral do qual o TAGV é parceiro.
Na música, o programa inclui colaborações com os Encontros Internacionais de Jazz a 21 de Setembro, a actuação de Maro a 3 de Outubro, o Festival Lux Interior a 5 de Outubro e o Ciclo Orphika em Dezembro. A temporada musical culminará com o concerto de Carlos Bica a 14 de Fevereiro de 2025, intitulado “Playing with Beethoven”.
O cinema será uma das grandes apostas da temporada, com eventos como a Festa do Cinema Francês (14 a 17 de Outubro), Cinanima nas Universidades (23 a 30 de Outubro) e Caminhos do Cinema Português (todo o mês de Novembro). Além disso, haverá sessões de cinema todas as terças-feiras, começando em Setembro com uma retrospectiva de filmes de Ingmar Bergman, alguns dos quais inéditos em Portugal.
A programação também inclui uma iniciativa de proximidade com a Praça da República no dia 5 de Outubro, com uma programação diversificada envolvendo espaços culturais, académicos, comerciais e profissionais.
O TAGV apresentará também, pela segunda vez, o ciclo Futuros e Assombrações de 17 a 19 de Outubro e o projeto Ressonâncias – saúde mental e storytelling, de 7 a 11 de Outubro, com curadoria de Rita Alcaire.