A empresa municipal Figueira Domus está a realizar uma empreitada de reabilitação de oito habitações municipais, no âmbito de uma candidatura submetida ao Aviso N.º 2/CO2‐i02/2021 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Estes fogos destinam-se a integrar a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, uma iniciativa que visa fornecer uma resposta rápida e eficaz a pessoas que se encontrem em situações de emergência ou transição habitacional.
O projeto representa um investimento total de 208.596,78 €, acrescido de IVA, e encontra-se atualmente com uma taxa de execução de 62%. Esta intervenção pretende apoiar indivíduos que, devido a circunstâncias excecionais, imprevistas ou situações de risco iminente, necessitam de um alojamento temporário e de apoio para a sua reintegração social, promovendo a sua proteção, autonomia e combate às desigualdades.
A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário foi criada com o objetivo de assegurar respostas habitacionais provisórias que, além de proteger os mais vulneráveis, promovam a sua inclusão e garantam uma proteção social adequada em cenários de emergência.