19.3 C
Figueira da Foz
Sexta-feira, Setembro 27, 2024

Microninho ISI da Figueira da Foz recebe prémio europeu de destaque

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Projeto Microninho ISI – Incubadora Social e de Inovação da Figueira da Foz, uma iniciativa da Incubadora Mar&Indústria em parceria com a Associação das Coletividades do Concelho da Figueira da Foz (ACCFF) e a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares (ADSCCL), foi recentemente distinguido com o 2.º lugar na categoria de Empreendedorismo Responsável e Inclusivo dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) 2024. Este prémio, de âmbito europeu, reconhece o impacto positivo que o projeto tem tido na comunidade local.

Entre os 61 projetos concorrentes a nível nacional, o Microninho ISI destacou-se pela sua abordagem inovadora, centrada na promoção do empreendedorismo e da inclusão social. O Município da Figueira da Foz, enquanto parceiro estratégico e investidor social do projeto, desempenhou um papel determinante no desenvolvimento desta iniciativa, apostando desde cedo no seu potencial para transformar realidades sociais.

Os EEPA, organizados pela Comissão Europeia, têm como objetivo premiar as melhores iniciativas de promoção empresarial em toda a União Europeia e nos países associados ao programa COSME. Este reconhecimento solidifica o impacto do trabalho colaborativo entre várias entidades envolvidas, que procuram fomentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo na Figueira da Foz.

Criado para promover a inclusão social e o desenvolvimento local sustentável, o Microninho ISI tem apoiado famílias em situação de vulnerabilidade, nomeadamente devido ao desemprego ou à precariedade laboral, ajudando-as a criar microempresas e a reintegrar-se no mercado de trabalho. Ao longo dos seus três anos de atividade, o projeto desenvolveu 304 planos de autonomização sociofamiliar, tendo beneficiado diretamente 316 pessoas. Foram acompanhadas 48 ideias de negócio, das quais 14 resultaram em projetos formalizados, e 208 pessoas conseguiram reintegrar-se no mercado de trabalho. Além disso, o impacto estendeu-se a 452 beneficiários indiretos, totalizando 768 pessoas apoiadas.

Este prémio europeu é um testemunho do compromisso contínuo em melhorar as condições socioeconómicas da Figueira da Foz, contribuindo para um futuro mais inclusivo, sustentável e resiliente para a comunidade local.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos