O Programa Figueira Abem: Rede Solidária do Medicamento, estabelecido através de um Protocolo de Colaboração entre a Associação Dignitude e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, tem feito a diferença na vida de muitos cidadãos desde abril de 2018, apoiando 753 munícipes até à data. Até ao final de setembro de 2024, o programa registava 275 beneficiários ativos.
No período entre janeiro e setembro de 2024, foram referenciados 205 beneficiários, dos quais 65 eram novos pedidos e 140 corresponderam a reativações ou renovações. A autarquia investiu um total de €27.675,00 em solidariedade, demonstrando o seu compromisso com a comunidade.
Este programa visa assegurar que todos os munícipes, cujos rendimentos mensais per capita sejam iguais ou inferiores a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) para o ano em curso, tenham acesso a medicamentos. O “Cartão abem”, pessoal e intransmissível, possibilita a obtenção gratuita de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, bastando para isso apresentar o cartão nas farmácias aderentes.
Os cidadãos interessados em aderir ao Programa Figueira Abem podem dirigir-se ao Balcão de Atendimento Único da Câmara Municipal, apresentando os documentos necessários que comprovem a residência no concelho, a existência de pelo menos um membro da família com doença crónica e comprovativos de rendimentos e despesas.
Para mais informações, aceda ao Regulamento e outros documentos úteis do Programa através dos sites Câmara Municipal e Dignitude. Para questões adicionais, pode contactar a Divisão de Assuntos Sociais e Saúde pelo telefone 233 401 860.