Celebrou-se ontem, dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com o tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. Para assinalar a data, a empresa EUREST, responsável pela confeção diária de 2260 refeições destinadas a crianças e alunos dos níveis pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico no concelho da Figueira da Foz, doou 70kg de alimentos ao CASA – Centro de Apoio aos Sem-Abrigo da Figueira da Foz.
A entrega dos alimentos contou com a presença de Sara Oliveira, responsável pelo CASA, uma representante da EUREST, a vereadora da Ação Social e Educação do Município, Olga Brás, e elementos das direções dos Agrupamentos de Escolas da Zona Urbana e do Paião. Olga Brás elogiou a iniciativa da EUREST, classificando-a como “significativa para a comunidade”, e agradeceu o compromisso dos Agrupamentos de Escolas para com o serviço público.
Os 70kg de alimentos foram angariados através da campanha “Consumo Consciente, Respeita o Ambiente”, realizada em maio em vários refeitórios escolares da Figueira da Foz. A iniciativa tinha como objetivo sensibilizar os alunos para a sustentabilidade ambiental e o combate ao desperdício alimentar. Durante a campanha, os alunos que entregavam o tabuleiro sem sobras recebiam uma ficha equivalente a 10g de alimentos não perecíveis, que colocavam na tômbola “ZERO Desperdício”. No final do mês, o total das fichas foi convertido em 70kg de alimentos.
O CASA da Figueira da Foz, criado em 2011, apoia cerca de 150 agregados familiares, o que corresponde a quase 300 pessoas, incluindo 20 em situação de sem-abrigo. A instituição conta com uma funcionária remunerada, uma viatura para recolha de doações e mais de 50 voluntários. Além disso, realiza duas campanhas anuais nos supermercados Pingo Doce, em parceria com o Grupo Jerónimo Martins, sendo a próxima prevista para o segundo fim de semana de novembro.