No passado sábado, 19 de outubro, o Mercado Municipal Engenheiro Silva foi palco da primeira de duas sessões de animação do projeto “OS BIORRESÍDUOS TÊM MUITO PARA DAR!”. Esta iniciativa, promovida pelo Município da Figueira da Foz, visa sensibilizar a população para a importância da recolha seletiva de biorresíduos e incentivar a sua correta separação.
A ação teve início na freguesia de Tavarede e irá expandir-se gradualmente para as freguesias de Buarcos e S. Julião e Vila Verde. Durante a sessão, foram distribuídos contentores domésticos de 10 litros de forma gratuita aos residentes das áreas abrangidas, acompanhados de folhetos explicativos sobre a correta utilização dos mesmos.
Nesta primeira fase do projeto, serão instalados 350 contentores castanhos de 800 litros em zonas de elevada densidade populacional, que abrangem cerca de 10.051 habitantes. A iniciativa pretende reduzir o impacto ambiental causado pela produção de resíduos, transformando os biorresíduos recolhidos em energia renovável e composto orgânico de alta qualidade, útil para a fertilização de solos agrícolas.
As próximas sessões estão agendadas para o dia 26 de outubro, com início pelas 10h00 no Mercado Municipal Engenheiro Silva, e às 15h00 no auditório Madalena Biscaia Perdigão, localizado no edifício do Museu e Biblioteca municipais.