O Município da Figueira da Foz assumiu, em outubro de 2022, a transferência de competências na área da ação social, conforme definido pelo Decreto-Lei n.º 55/2020. Desde então, a autarquia tem promovido uma resposta de intervenção social mais rápida e eficaz, direcionada a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
Para Olga Brás, Vereadora com o Pelouro da Ação Social, a natureza complexa dos problemas sociais exige dos técnicos uma abordagem inovadora e adaptada. “A crescente complexidade dos problemas sociais coloca aos interventores sociais um conjunto de desafios que devem e têm que ser desconstruídos”, sublinha a vereadora.
Através da implementação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), foram estabelecidos 16 pontos de atendimento distribuídos pelo território em parceria com Juntas de Freguesia e uma associação. Este modelo descentralizado tem permitido uma resposta próxima e focada nas necessidades das famílias.
Além disso, o Município constituiu uma equipa multidisciplinar com 13 técnicos especializados nas áreas de Serviço Social, Psicologia e Animação Socioeducativa. Entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2024, o SAAS atribuiu 127 apoios eventuais, que totalizaram 30.599,42€. Estes apoios abrangeram diversas categorias, tais como tratamentos dentários, rendas, aquisição de óculos, alojamento, transportes e despesas essenciais.
No mesmo período, foram realizados 9936 atendimentos e 1083 visitas domiciliárias, refletindo o empenho da equipa em garantir apoio contínuo. Nos processos de Rendimento Social de Inserção (RSI), registaram-se 3338 atendimentos e 585 visitas domiciliárias por parte dos técnicos de serviço social. As psicólogas contribuíram com 3073 atendimentos, além de 167 visitas realizadas em colaboração com outros técnicos.
No que toca ao impacto desta intervenção, Olga Brás reforça que “os problemas encontrados têm sido oportunidades para demonstrar que qualquer cidadão tem a oportunidade de melhorar a sua condição de vida”. A vereadora acredita que o município tem promovido uma “abordagem integrada, onde se tenta compreender o presente e tomar decisões informadas, sempre focados na melhoria da qualidade de vida daqueles que servimos”.