Foi lançado o Aviso “Apoio ao Arranque da Atividade de Jovens Pescadores”, com o objetivo de incentivar a competitividade e atratividade do setor da pesca, especialmente para os jovens. Esta medida pretende facilitar o estabelecimento de jovens pescadores, apoiando o início da sua atividade profissional.
As ações elegíveis incluem operações promovidas por jovens pescadores que envolvam a primeira aquisição de uma embarcação de pesca ou o controlo parcial da mesma, através da posse de, pelo menos, 33% da embarcação ou da aquisição de participação social equivalente na empresa proprietária. A operação pode ainda contemplar a criação da própria empresa de pesca.
Podem candidatar-se a este apoio jovens pescadores, definidos como pessoas com idade igual ou inferior a 40 anos, com competências reconhecidas para exercer a atividade da pesca profissional a bordo de uma embarcação registada num porto nacional.
As candidaturas estão abertas até 31 de dezembro de 2027, oferecendo um horizonte alargado para que os jovens possam beneficiar desta oportunidade de entrada no setor.