No próximo dia 10 de dezembro, o Quartel da Imagem, na Figueira da Foz, será palco da mini talk «Pobreza e Saúde Mental: principais desafios», uma iniciativa promovida pelo Município da Figueira da Foz, através do Programa Figueira Cidade Saudável, em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal.
O evento, que assinala o Dia Internacional dos Direitos Humanos, tem como objetivo sensibilizar para os impactos da pobreza na saúde mental, abordando as consequências intergeracionais e os desafios associados ao acesso a condições básicas de vida e saúde. A sessão, com entrada gratuita, decorre entre as 14h30 e as 16h30, mas exige inscrição prévia através do link: https://forms.gle/h3sDBWyLpz9pMNr28.
A abertura está a cargo de Olga Brás, vereadora com os pelouros dos Assuntos Sociais e Saúde. A mini talk contará com intervenções de especialistas como:
- Maria João Vargas Moniz (ISPA – Instituto Universitário em Lisboa)
- Paulo Pereira (AMI Porta Amiga)
- Janete Letra (Hospital Sobral Cid)
- Sara Teixeira, da Associação Integrar (a confirmar).
A sessão será moderada por Joaquina Madeira, vice-presidente da EAPN Portugal. O encerramento estará a cargo de um representante da EAPN Portugal – Núcleo Distrital de Coimbra.
No local, estará patente uma exposição organizada pela EAPN – European Anti Poverty Network, com testemunhos que desafiam preconceitos e sublinham a importância de compreender as ligações entre saúde mental e pobreza.