A cidade da Figueira da Foz acolheu, no dia 5 de julho, a cerimónia militar comemorativa dos 73 anos da Força Aérea Portuguesa, numa manhã solene que contou com a presença do ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que presidiu ao evento, e com a participação de largas centenas de populares.
O ato oficial iniciou-se com a integração do Estandarte Nacional e prosseguiu com os discursos do ministro da Defesa e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves. Nas suas palavras, o General alertou para a crescente dificuldade da instituição em reter profissionais altamente especializados, realçando a “competição agressiva com o mercado civil”, que obriga ao “investimento no estatuto e na carreira militares” como condição essencial à sustentabilidade da Força Aérea.
Entre os convidados estiveram o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, o presidente da Assembleia Municipal, José Duarte Pereira, a deputada Ana Oliveira, e a presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, Rosa Batista.
Seguiu-se uma homenagem emotiva aos militares falecidos, a cerimónia de imposição de condecorações, o desfile das forças em parada e um desfile de meios aéreos, que encantaram os presentes e simbolizaram a dimensão e capacidade operacional da Força Aérea Portuguesa.
Já no sábado à noite, o Grande Auditório do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) encheu-se para o concerto oficial de comemoração do 73.º aniversário da Força Aérea.
Sob a direção do Maestro Tenente-Coronel António Rosado, a Banda de Música da Força Aérea conduziu o público por um voo sinfónico com o tema “Amor” como pano de fundo. O repertório cuidadosamente escolhido percorreu paisagens sonoras intensas e arrebatadoras, destacando-se as interpretações das professoras Nathalie Gal e Joana Ferreira, do Conservatório de Música David de Sousa, que encantaram com as suas vozes profundas e sensíveis.
O momento solene da noite deu-se com a entoação dos hinos da Força Aérea e da Figueira da Foz, num clima de orgulho e comunhão entre a instituição militar e a cidade anfitriã.
Mas o ponto alto da noite surgiu com a distinção do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz. O General João Cartaxo Alves entregou a Pedro Santana Lopes a Medalha de Mérito Aeronáutico, 1.ª Classe, sublinhando o reconhecimento da Força Aérea pelo papel da autarquia e da cidade na excelência da organização e acolhimento das comemorações.
Na sua intervenção, visivelmente emocionado, o autarca dedicou a medalha “a todos os Figueirenses, em especial aos que comigo trabalham”, afirmando: “Considerem-se agraciados todos os Figueirenses, que foram elogiadíssimos pelo modo excecional como acolheram esta semana de aniversário da Força Aérea!”
O concerto contou ainda com a presença da Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Ana Isabel Xavier, e de várias entidades civis e militares.