15.3 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 20, 2024

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Juventude

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Sabe que dia é hoje?

Hoje, 12 de agosto, celebra-se o Dia Internacional da Juventude, data declarada oficialmente, em 1999, quando a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) subscreveu a recomendação da Conferência Mundial dos Ministros da Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998.

António Guterres, secretário-geral da ONU, em relação às celebrações deste dia deixou uma mensagem aos jovens que “estão na linha da frente da luta pela construção de um futuro melhor para todos”, afirmando que “a pandemia COVID-19 destacou a extrema necessidade para este tipo de mudança transformacional que procuram – e os jovens devem ser parceiros plenos nesse esforço. ”

O Dia Internacional da Juventude é uma data que serve como oportunidade para alertar os jovens para questões importantes atuais, de forma a promover uma maior consciencialização, e também proporciona comemorações e iniciativas específicas , que se destinam às faixas etárias mais jovens.

O tema escolhido em 2021, para celebrar esta data, é “Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária” que, segundo a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), é um tema “que permite aos/às jovens a oportunidade de integrar as suas vozes, ações e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios que a humanidade enfrenta”.

A DGPC disponibilizou, para assinalar este dia, entradas gratuitas para jovens entre os 12 e os 29 anos nos Museus, Monumentos e Palácios por si tutelados.

Na Figueira da Foz, a Câmara Municipal vai organizar, para jovens entre os 12 e os 30 anos, atividades ligadas ao bodyboard, surf, arborismo, equitação e passeios de veleiro. Os jovens podem também aceder às piscinas municipais descobertas de Alhadas, Ferreira-a-Nova, Maiorca, Marinha das Ondas e Moinhos da Gândara, de forma gratuita.

As comemorações vão ter também “dois novos eventos”: o “Crazy Games”, percurso de obstáculos composto por jogos tradicionais, localizado no Parque das Abadias, e o “MELT” – Movimento Ensaio Luz Transições que, segundo o município, consiste num “festival multidisciplinar, conceptualizado por um grupo de jovens artistas, que contará com diversas atividades culturais e recreativas, como instalações e performances artísticas, música, vídeo e cinema, a serem desenvolvidas no CAE”.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d