Rodrigues Guedes de Carvalho nas “5as de Leitura” na Figueira da Foz

0
21
Pub

Rodrigo Guedes de Carvalho, jornalista, apresentador dos noticiários da SIC e escritor, marca presença, em mais um encontro, de «5as de Leitura», no próximo dia 22 de junho, excecionalmente a uma quarta-feira, pelas 21h30, no Auditório Municipal

Com entrada livre, mediante a lotação da sala e as diretrizes da DGS, este encontro de leitura conta com a presença do jornalista/escritor Rodrigo Guedes de Carvalho que, sob moderação de Teresa Carvalho, irá percorrer a sua mais recente obra Cuidado com o Cão que nos remete para a época pandémica que nos confinou e à qual todos, sem exceção, estivemos sujeitos.

Esta iniciativa é desenvolvida pela Comissão Cultural e Divisão de Cultura da CMFF e insere-se no âmbito das Comemorações de Elevação em 1771 da Figueira da Foz a Categoria de Vila e Elevação a Cidade em 1882.

Relativamente ao percurso de Rodrigo Guedes de Carvalho, recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional FIGRA, em França, com uma Grande Reportagem sobre urgências hospitalares (1997), estreando-se na ficção com o romance Daqui a Nada (1992), vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU. Seguiram-se-lhe A Casa Quieta (2005), Mulher em Branco (2006), Canário (2007), O Pianista de Hotel (2017) – Prémio Autores SPA Melhor Livro de Ficção Narrativa 2018 –, Jogos de Raiva (2018) e Margarida Espantada (2020).

Elogiado pela crítica, foi considerado uma das vozes mais importantes da nova literatura portuguesa. É ainda autor dos argumentos cinematográficos de Coisa Ruim (2006) e Entre os Dedos (2009), e da peça de teatro Os Pés no Arame (estreada em 2002, com nova encenação em 2016).

Cuidado com o Cão, que tem como editora Cecília Andrade, é o seu mais recente livro, nasceu em abril de 2022.

SINOPSE

Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem. Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver. E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.

Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante.

Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de Hotel, Jogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui