18.8 C
Figueira da Foz
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Remadores internacionais vão descobrir o Mondego em mais uma edição do “Portugal Rowing Tour”

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

Remadores de sete países europeus vão descobrir o território do rio Mondego no próximo mês de agosto, durante a edição de 2022 do “Portugal Rowing Tour”. O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram hoje o evento, em conferência de imprensa realizada no Luna Hotel de Tábua.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008 pelo Ginásio Clube Figueirense e apoiado pelo Turismo Centro de Portugal, e que atrai à região remadores de várias nacionalidades. Durante a sua estada, em unidades hoteleiras da região, os participantes, amigos e familiares aliam a prática do remo ao convívio e à descoberta do património natural, cultural e gastronómico da região onde os circuitos acontecem. Este evento segue um modelo com grande expansão na Europa, onde existem mais de dois milhões de praticantes, e do qual o Ginásio Figueirense e o Turismo Centro de Portugal foram precursores em Portugal.

Ao longo das suas edições, o Portugal Rowing Tour já explorou as águas dos rios Mondego, Zêzere, Douro e Tejo, além da Ria de Aveiro. O circuito de 2022 do Portugal Rowing Tour acontece de 11 a 14 de agosto e realiza-se novamente no Mondego, com a base logística a ser a cidade de Tábua.

Ao longo dos quatro dias, os participantes vão realizar quatro etapas, sempre na albufeira da barragem da Aguieira: São João de Areias – Sra. da Ribeira; Sra. da Ribeira – Santa Comba Dão; Santa Comba Dão – Chão do Vento; e Chão do Vento – Montebelo Aguieira Lake Resort. No total, os remadores – belgas, franceses, holandeses, ingleses, irlandeses, luxemburgueses e suecos – remarão cerca de 50 quilómetros nos concelhos de Tábua, Mortágua e Santa Comba Dão.

A conferência de imprensa contou com intervenções de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Joaquim de Sousa, presidente da Assembleia Geral do Ginásio Clube Figueirense, Artur Silva, da equipa de apoio ao Portugal Rowing Tour, e António Oliveira e David Pinto, respetivamente vice-presidente e vereador da Câmara Municipal de Tábua.

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância de eventos como o Portugal Rowing Tour para o Centro de Portugal. “Os territórios como aqueles onde se vai realizar este Rowing Tour são hoje uma aposta clara da procura turística no Centro de Portugal. Os visitantes procuram estes territórios porque aqui têm segurança, têm espaço, têm natureza, têm ar livre. É uma tendência que aumentou com a pandemia e que veio para ficar. Por isso, eventos como este, que se disseminam por vários municípios, são muito bem-vindos à região. O combate às assimetrias regionais faz-se praticando e este é um bom exemplo”, justificou.

Pedro Machado destacou ainda a capacidade de “internacionalização” deste evento e o facto de se inserir na estratégia do Turismo de Portugal: “A partir de 2022, o país está a trabalhar novos segmentos de oferta de produtos turísticos. É o caso do turismo desportivo, que se está a posicionar na oferta de Portugal nos mercados internacionais. Assim, o Rowing Tour contribui para aumentar o leque de oferta do Centro de Portugal a esse nível”.

Por parte do Ginásio Clube Figueirense, Joaquim de Sousa recordou que este evento acontece na região graças ao apoio do Turismo Centro de Portugal, que vem já desde 2008, e sublinhou o grande potencial das atividades náuticas de lazer. “Em Portugal, não há mais nenhum clube que se dedique a isto, mas na Europa, nomeadamente em França, Alemanha, Holanda e Inglaterra, este tipo de realizações é frequentíssimo, atraindo milhares de participantes. É um segmento de mercado que tem larguíssimas potencialidades, porque se estende a outros setores da oferta turística”, frisou.

O vereador David Pinto enalteceu a escolha de Tábua para ser o centro nevrálgico deste evento, o qual “se insere na estratégia de promoção do concelho de Tábua, aproveitando os recursos naturais, como os rios Alva e o Mondego, que oferecem excelentes capacidades para a prática de desportos náuticos”. “Toda esta oferta é complementada na perfeição com a nossa gastronomia, os vinhos do Dão e os Queijos da Serra da região. Tenho a certeza de que os participantes vão gostar e vão querer regressar a Tábua”, disse. António Oliveira reforçou a ideia, lembrando que o concelho de Tábua é todo ele banhado pelos rios Mondego e Alva, pelo que o Rowing Tour faz todo o sentido acontecer neste território.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d