As instituições de ensino superior público de Coimbra – Universidade, Politécnico e Escola de Enfermagem – disponibilizam, este ano, 5.779 vagas, a que acrescem ainda 40 vagas para concursos locais, o que eleva o número de vagas para 5.819.
As Candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público começam na segunda-feira e o Ministério da Ciência e do Ensino Superior anunciou que o concurso de 2022 terá 53.640 vagas destinadas ao concurso nacional e 721 vagas destinadas aos concursos locais, num número total de 54.361 vagas, o que representa um aumento de 2.6% face ao número de vagas inicialmente disponibilizadas no ano anterior – foram 52.963.
Segundo comunicado, o número de vagas disponibilizadas nas instituições localizadas em regiões com menor pressão demográfica cresce 3.8%, quando comparado com as vagas inicialmente fixadas ano letivo anterior, enquanto o número de vagas nas demais regiões cresce 2.5%.
Verifica-se um reforço de 3.6% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais face às vagas iniciais do ano anterior, sendo disponibilizadas 8903 vagas.
Refira-se ainda que são disponibilizados 22 cursos novos apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas STEAM (STEAM- Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026. Os cursos novos financiados pelo PRR representam 642 vagas, sendo 365 destas disponibilizadas em Lisboa e Porto e 277 no resto do país.
O número de vagas em Medicina volta a crescer, sendo disponibilizadas 1534 vagas no CNA. “Nos últimos três anos, o número total de vagas em Medicina, consideradas todas as vias de ingresso (concurso nacional de acesso, concurso para ingresso de licenciados e concurso institucional para ingresso na UCP, cresceu 5% (1782 vagas em 2019 e 1873 vagas em 2022)”, esclarece o documento.
Há ainda a notar que o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica cresce 7%, sendo disponibilizadas mais 56 vagas.