A Câmara da Figueira da Foz está a levar a cabo um Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa (PMDAE) através da instalação e manutenção de 33 equipamentos Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE’s).
A materialização deste Programa é realizada através das seguintes etapas:
Formar e certificar os operacionais DAE;
Licenciar o Programa DAE junto do INEM;
Instalação dos DAE nos locais definidos;
Garantir o controlo médico e auditoria do Programa com um sistema de controlo de qualidade e a manutenção dos aparelhos em condições permanentes de operacionalidade.
Os equipamentos, a instalação, o licenciamento e a respetiva manutenção do Programa cumprem com o previsto no Decreto-Lei 188/2009, de 12 de agosto, com o definido no Guia para a Implementação de Programas de DAE em Locais de Acesso ao Público publicado pelo INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica.
Os 33 aparelhos de DAE são instalados obedecendo a duas fases:
1ª fase (com início a 3 de agosto de 2022)
12 equipamentos colocados nos Postos de Praia: Praia da Leirosa; Praia da Costa de Lavos; Praia da Cova-Gala; Praia do Hospital; Praia do Cabedelo; Praia do Forte; Praia do Relógio; Praia de Buarcos; Praia da Tamargueira; Praia do Tucano; Praia da Murtinheira; Praia de Quiaios.
1 equipamento colocado na MOTO 4 de coordenação dos Postos de Praia.
2ª fase (com início ainda durante o ano de 2022)
17 equipamentos a colocar nos Edifícios, Recintos e Piscinas Municipais, bem como nas Escolas do Concelho.
3 equipamentos a colocar em Veículos da Companhia de Bombeiros Sapadores da Figueira da Foz.
“Congratulamo-nos com mais um passo na proteção e segurança do Munícipes da Figueira da Foz, bem como de todos os que nos visitam”, refere a Câmara.