20.3 C
Figueira da Foz
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Figueira da Foz adere ao Pacto Climático Europeu

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município da Figueira da Foz aderiu ao compromisso de utilizar práticas mais sustentáveis e de aumentar a eficiência energética, de acordo com os objetivos do Pacto Climático

De um total de 16 Organizações portuguesas que se comprometem a trabalhar para a redução da emissão de CO2 e para um aumento da eficiência energética, também o Município da Figueira da Foz aderiu ao Pacto Climático Europeu. Com o intuito de praticar ações mais sustentáveis e reduzir em 100% a emissão dos gases de estufa até o final 2050. Para tal, traçou determinadas metas que acredita serem cruciais para a realização dos objetivos da iniciativa europeia.

O Município da Figueira da Foz pretende utilizar práticas mais sustentáveis e incuti-las na sociedade. A sua participação nesta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável, dado que é uma das cidades portuguesas que acomoda mais turistas.

Sensibilizando os moradores a contribuírem para o alcance das metas estipuladas, o Município pretende publicar avaliações de vulnerabilidades, fornecendo estimativas relacionadas com os riscos consequentes das alterações climáticas, bem como informar relativamente aos riscos mais prejudiciais para a cidade e para a sua população.

Adicionalmente, pretende alcançar objetivos relacionados com a área da energia renovável e da eficiência energética, publicando os respetivos progressos, de forma a estimular a continuação de práticas sustentáveis. Além disso, almeja ter um inventário recente de emissões em toda a cidade e empreendê-lo no espaço de dois anos.

Compromete-se também a incorporar metas de segurança híbrida, economizando a água e, ainda, a medir e relatar a geração anual de resíduos sólidos na cidade, utilizando estratégias de gestão dos resíduos no planeamento mestre da cidade.

O Município da Figueira da Foz deseja convencer os seus habitantes, visitantes e parceiros a optarem por ações mais sustentáveis, visando num planeta mais verde. A sua contribuição em iniciativas como a do Pacto Climático são fundamentais para a construção de um.

Torna-se fundamental incentivar a que mais municípios e organizações se juntem a este projeto, reforçando o seu papel ativo, através da sua inscrição aqui. Contudo, é ainda possível que esse compromisso seja assumido de forma individual, já que todos deverão contribuir para uma Europa mais neutra e um planeta melhor. Torne-se um membro deste projeto aqui.

Sobre o Pacto e o Acordo Verde Europeu

Lançado pela Comissão Europeia, o Pacto Climático (European Climate Pact | Climate Action (europa.eu) faz parte da European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu | Comissão Europeia (europa.eu) e está a ajudar a UE a cumprir o seu objetivo de ser o primeiro continente neutro em termos climáticos no mundo até 2050. O Green Deal visa tornar a economia da UE sustentável, transformando os desafios climáticos e ambientais em oportunidades, e tornando a transição justa e inclusiva para todos. Ao combinar a abordagem política do Green Deal e o apoio do Pacto Climático à ação individual, todos os níveis de governação e a população podem trabalhar em conjunto no sentido de limitar o nosso impacto sobre o clima.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d