O festival, que decorre desta quinta-feira, dia 25, até domingo, dia 28 de agosto, no Largo do Mercado, em Quiaios, visa promover a identidade local e, em particular, o Chouriço Tradicional de Quiaios, envolvendo a comunidade e o tecido associativo, estimular o surgimento de novos produtores e potenciando o desenvolvimento económico.
Em paralelo, a iniciativa celebra o Dia da Freguesia que ocorreu no passado dia 23, por referência à atribuição do foral manuelino à vila de Quiaios, em 1514.
As origens do chouriço tradicional de Quiaios, com a singularidade de ser um enchido à beira-mar, estarão em discussão no primeiro dia do festival, na sede do Quiaios Clube. Na ocasião será ainda apresentado o trabalho da investigadora Frederica Jordão, e patrocinado pela Cevadas, sobre este importante património imaterial da freguesia.
No dia seguinte será inaugurada uma exposição de fotografia, «Faces do Património de Quiaios», no Jardim Paroquial de Quiaios, seguindo-se a abertura das tasquinhas a cargo das coletividades locais. A gastronomia local, e naturalmente o chouriço, terá lugar de destaque.
A par da dimensão gastronómica, cultural e comunitária, o festival terá uma forte componente de animação, com enfoque para a atuação da dupla de sucesso Quim Roscas & Zeca Estacionâncio, protagonizada pelos atores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, no sábado, 27 de agosto.
No último dia, antecipando o concerto de encerramento pela Filarmónica Quiaense, «Vozes da Terra», será também conhecido o «melhor chouriço tradicional de Quiaios», num concurso gastronómico que coloca à prova os saberes e sabores antigos da comunidade.
A organização é da Junta de Freguesia de Quiaios e conta com o apoio do Município da Figueira da Foz.
Para o presidente da Junta de Freguesia de Quiaios, Ricardo Santos, “o festival constituirá um novo motivo de atração e uma nova oportunidade de promoção do território, valorizando os produtos endógenos e a diversidade cultural do concelho”. «Chouriço de Quiaios inteiro ou às rodelas!? Tanto faz!» – conclui.