José Jorge Letria foi o primeiro convidado do projeto de promoção e incentivo à leitura «5as. de Leitura» que teve início em 2009, no âmbito de um projeto dinamizado pela Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás (BPMPFT), com o apoio do Programa Gulbenkian da Língua Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.
O jornalista, poeta e dramaturgo, está de regresso à Figueira da Foz dia 10 de novembro, pelas 21h30, para comemorar o 13º. Aniversário de uma iniciativa cultural que tem trazido à Biblioteca Municipal e a outros espaços culturais municipais, dezenas de autores nacionais e internacionais.
Ao longo de 13 anos passaram pelas sessões das «5as de Leitura», realizadas habitualmente nas noites de quinta-feira, mais de uma centena de autores, criadores, jornalistas e pensadores com obra publicada.
Dos mais conhecidos a escritores estreantes, vencedores de prémios literários, locais e nacionais, todos têm cumprido o compromisso de ajudar a promover e incentivar a leitura.
BIO:
José Jorge Letria nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura entre 1994 e 2002. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE (conto e teatro), o Prémio Aula de Poesia de Barcelona (Espanha), o Prémio Internacional UNESCO (França), o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa (duas vezes), o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte (São Paulo- Brasil), o Prémio Ferreira de Castro de Literatura Infantil ( três vezes) e com o Prémio “O Ambiente na Literatura Infantil”(três vezes).
O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia “O Fantasma da Obra”. Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade.
É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE, em setembro de 2017.
É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC.
É coautor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa.