A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai aplicar uma Taxa de Atualização Tarifária (TAT) de 6,11% aos transportes públicos de passageiros, a partir do próximo ano, foi hoje anunciado.
A CIM da Região de Coimbra, enquanto autoridade de Transportes, por deliberação do Conselho Intermunicipal, vai aplicar essa taxa de 6,11% aos transportes públicos de passageiros já a partir de 1 de janeiro de 2023, de acordo com o valor determinado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
“Ao manter a TAT no valor definido pela AMT, a CIM Região de Coimbra está a pensar, sobretudo, nos cidadãos/famílias que utilizam diariamente dos transportes públicos, evitando que os seus custos mensais sejam ainda maiores”, afirma a CIM da Região de Coimbra.
Este valor é aplicável, nos limites legalmente definidos, nas tarifas dos títulos de transporte ocasional, ou seja, bilhetes simples, de bordo e pré-comprados.
Já o valor do passe ou assinatura de linha mensal mantém-se inalterado.
A CIM da Região de Coimbra deu ainda nota de que a atualização das tarifas é efetuada, anualmente, no início de cada ano civil.
“A atualização tarifária regular tem como valor máximo a taxa de variação média do Índice de Preços no Consumidor, exceto habitação, nos 12 meses que decorrem entre outubro do 2021 e setembro de 2022, ou zero quando esta taxa for negativa”, recordou.
A CIM da Região de Coimbra é constituída pelos 17 municípios que integram o distrito de Coimbra – Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares – e pelos municípios da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respetivamente.