A barra da Figueira da Foz está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros devido à agitação do mar, informa este domingo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
De acordo com informação disponível na página da AMN, na zona Norte está encerrada a barra marítima de Esposende e condicionadas as barras da Póvoa do Varzim, de Vila do Conde e da Figueira da Foz, enquanto no Centro está fechada a barra do Portinho da Ericeira.
As barras marítimas de Póvoa do Varzim e de Vila do Conde estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, que “devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar”.
Já a barra da Figueira da Foz está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.
Todas as restantes 41 barras marítimas do país e ilhas estão abertas a toda a navegação.
Vários distritos de Portugal Continental estiveram no sábado e na madrugada de hoje em estado de alerta amarelo devido à agitação marítima.
A AMN e a Marinha alertam ainda para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago da Madeira”, entre as 12h00 deste sábado e as 12h00 de segunda-feira.
Por isso, a população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda, e a não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
À comunidade marítima é recomendado o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.