O Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho deteve um homem, de 46 anos, por posse ilegal de armas e arma proibida e recuperou diverso material furtado.
No âmbito de uma investigação despoletada por um furto numa obra que ocorreu em Fevereiro de 2022, no concelho da Figueira da Foz, os militares da Guarda efectuaram diversas diligências policiais que culminaram no cumprimento de seis mandados de busca, três domiciliárias, dois em veículos e um em estabelecimento de tratamento de resíduos.
No decorrer da acção foram detectadas e apreendidas várias armas de fogo sem registo ou qualquer tipo de documentação, uma arma proibida e recuperado diverso material proveniente de furtos ocorridos nos concelhos da Figueira da Foz, de Montemor-o-Velho e Cantanhede.
Da ação resultou a apreensão do seguinte material:
Duas pistolas;
Duas armas de caça;
Uma carabina;
Uma granada de morteiro;
Dez cartuchos;
Um elemento de uma bomba de avião;
Doze doses de canábis;
Trinta e cinco extensores metálicos;
Sete rebarbadoras;
Cinco máquinas de soldar;
Quatro motociclos;
Três ciclomotores;
Um velocípede com motor;
Quatro cadeiras;
Quatro motosserras;
Quatro berbequins;
Quatro aparafusadoras;
Três máquinas de lavar de alta pressão;
Uma bateria;
Duas roçadeiras;
Uma máquina de secar roupa;
Um móvel metálico;
Um tacho de alumínio;
Um computador;
Dois monitores;
Um gerador;
Um martelo elétrico;
Um jogo de chaves;
Uma caixa de ferramentas;
Dois compressores;
Uma serra circular;
Um guincho;
Uma extensão eléctrica.
O detido foi constituído arguido e presente esta sexta-feira no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, onde lhe foi decretada a medida de coacção de apresentações trissemanais no posto policial da sua área de residência.
A acção contou com o reforço do Posto Territorial de Montemor-o-Velho, do Destacamento de Intervenção (DI) do Comando Territorial de Coimbra, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Cantanhede, dos Núcleos de Protecção Ambiental (NPA) dos Destacamentos Territoriais de Cantanhede e de Montemor-o-Velho e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Figueira da Foz.