O Hospital Distrital da Figueira da Foz iniciou esta sexta.feira o tratamento de paramiloidose familiar (doença dos pezinhos) em doentes seguidos no Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) e residentes na região Centro.
A unidade hospitalar salienta que este novo serviço de assistência resulta de “uma articulação com o CHUP”, que juntamente com outra estrutura hospitalar de Lisboa eram os únicos centros a efectuar este tratamento em Portugal.
O CHUP refere que “é um dos dois centros de referência nacionais para o tratamento da paramiloidose familiar, recebendo doentes de todos o país, especialmente do Norte e Centro”.
Acompanha 12 doentes da região centro litoral (Figueira da Foz, Leiria, Montemor-o-Velho e Marinha Grande), “que aceitaram o tratamento no Hospital de Dia, poupando-se a cíclicas viagens ao Porto e permitindo também ao CHUP receber outros utentes”.
“O tratamento com o medicamento Patisiran é administrado em perfusão, por via endovenosa, em Hospital de Dia, a cada três semanas”, explicou o Hospital Distrital da Figueira da Foz.
Esta articulação, que envolve equipas das duas instituições, “constitui um passo de aproximação entre o Serviço Nacional de Saúde e as necessidades dos cidadãos com ganhos muito significativos para qualidade de vida dos doentes”.