Os enfermeiros do Hospital Distrital da Figueira da Foz têm uma greve convocada para amanhã (quarta-feira, dia 15), com uma concentração em frente à unidade hospitalar das 11h00 às 13h00.
Segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, “decorrente da publicação em diploma legal da atribuição de pontos para efeitos de valorização e progressão salarial dos enfermeiros, o Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) está a concretizar erroneamente a sua legal aplicação”.
De acordo com o Sindicato, os enfermeiros do HDFF continuam a exigir:
«Pagamento dos retroativos a 2018 e a resolução de todas as situações que provocam injustiças, tais como:
1. Contagem de pontos a todos os enfermeiros promovidos às categorias especialista e chefe entre 2004 e 2011;
2. Contabilização de pontos a todos os vínculos precários;
3. Contabilização de pontos por ano civil.
A contabilização de pontos determina a aquisição do direito a progredir com 10 pontos. A aquisição desse direito implica a progressão na carreira e consequente valorização salarial».
«Recordamos que sobre esta matéria de atribuição de pontos e consequente pagamento de retroativos a janeiro de 2018, o HDFF já o ano passado perdeu em tribunal, mas continua a cometer o mesmo erro para os restantes enfermeiros. Só quer pagar retroativos a janeiro de 2022. Inadmissível! O Ministério da Saúde continua a não resolver as várias situações de inversão de posicionamento relativo entre os enfermeiros e, após já termos reunido com o HDFF, constatamos que existem interpretações erróneas do diploma» – refere o Sindicato.