20.3 C
Figueira da Foz
Terça-feira, Abril 23, 2024

PS da Figeira da Foz foi ver como está a Freguesia de S. Pedro

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Secretariado da Concelhia do Partido Socialista, na continuação do programa de visitas às freguesias, reuniu-se com os responsáveis da Freguesia de S. Pedro e o Secretariado da Secção da Figueira da Foz, no passado dia 18 de março.

O que se passou nesta visita é descrito numa nota do Gabinete de Imprensa da Comissão Política Concelhia do PS da Figueira da Foz, órgão partidário presidido por Raquel Ferreira, que a seguir transcrevemos.

«Foram abordados os principais problemas que preocupam a freguesia, a erosão costeira com a necessidade de intervenção entre os 2.º e 3.º esporões, e o assoreamento do Portinho da Gala, que não é dragado desde 2015, bem como a sua regulamentação e manutenção.

A deposição de areias nas praias está em andamento, mas reconhece-se que não é solução definitiva e só o rápido avanço dos projetos mais estruturantes, prometidos, poderão assegurar a melhor defesa desta zona costeira.

As inundações verificadas no final de 2022, por problemas com drenagem de águas pluviais, impõe que seja resolvido com a maior brevidade, para evitar a sua repetição.

Os pavimentos encontram-se em muito mau estado, nomeadamente na rua das Olaias, na zona Industrial, e a EN 109. Também foi abordada a necessidade de edificação de lombas para evitar a repetição de acidentes em zonas de grande circulação na freguesia. Não existem passeios entre a Fundação Bissaya Barreto e o Grupo Desportivo Cova Gala, tornando difícil e perigoso a circulação de peões, a que acresce a deficiente iluminação local.

Foram enumeradas várias obras, inscritas no Orçamento da Câmara Municipal de 2022,  que ainda não foram realizadas, nomeadamente a intervenção no Parque Infantil e das mesas do Parque das Merendas e  os balneários do Cabedelinho,

O funcionamento do Centro de Saúde foi também um dos problemas abordado, discutindo-se algumas soluções para a sua resolução. A possibilidade de intervenção ou a construção de um novo, num terreno anexo ao atual, e pertencente à Junta de Freguesia, é também uma aspiração para melhor servir os fregueses de S. Pedro, sendo que essa possibilidade está inscrita nas verbas do PRR.

Para 2023, aguarda-se a pavimentação de arruamentos, os equipamentos desportivos da praia da Cova e a construção das bancadas do GDCG, verbas  inscritas no Orçamento de 2023.

Também existe a expectativa da colocação de passadiços de ligação do Cabedelo à praia do Hospital e o tratamento da zona pedonal da rua dos Pescadores.

S. Pedro é uma freguesia com 7,01 km² de área e 2 585 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é de 368,8 hab./km². O orçamento da freguesia é de cerca de 290 000 euros.

Nas últimas eleições de 2021, o PS obteve 46,23% dos votos, obtendo 5 mandatos, a FAP 22,86% e o PPD/PSD 20,64%,com 2 mandatos cada, e o PCP-PEV 6,14 %, sem mandatos».

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d