Realizou-se na passada quarta-feira, dia 06 dezembro, no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF), o 7.º Simpósio Internacional da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas (AMONET).
A iniciativa, que decorreu ao longo do dia, incluiu na sua programação a entrega do Prémio AMONET Maria Helena Rocha Pereira, no valor de mil euros, patrocinado pelo Município da Figueira da Foz.
O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, a presidente da AMONET, Ana Costa Freitas e o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, marcaram presença na cerimónia de entrega do prémio, atribuído a Maria do Mar Pereira Miguel Manso, Professora Universitária e multipremiada investigadora na área dos Estudos de Género, que se mostrou muito satisfeita e motivada por receber, pela primeira vez, um prémio em Portugal, onde as questões de género “estão ainda emergentes”.
Pedro Santana Lopes manifestou-se muito satisfeito e honrado por receber a iniciativa na Figueira da Foz e mostrou-se disponível para continuar a receber as próximas edições, pois “a causa é justa e uma boa matéria de estudo”, assim como patrocinar o prémio.
O presidente da autarquia aproveitou para uma vez mais dar nota da “estrada que a Figueira está a procurar fazer”, em particular na área da investigação e das energias renováveis, e para a qual o Município conta com o “amparo” da Universidade de Coimbra, quer seja ao ter alargado “seu magistério” à cidade, quer apoiando as Unidades de Investigação que se encontram implantadas no concelho e outras que estão a implantar-se.