Em 2024, a Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, irá, mais uma vez, participar no Inquérito Internacional de Ensino e Aprendizagem denominado TALIS (Teaching and Learning International Survey), dinamizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico).
O TALIS é um estudo internacional, de grande dimensão, centrado nos ambientes de aprendizagem existentes nas escolas e nas condições de trabalho, crenças e expetativas de professores e diretores, oferecendo-lhes a oportunidade de contribuírem para a análise do sistema educativo e para o desenvolvimento de políticas públicas, através da descrição das suas condições de trabalho.
A primeira vez que Portugal participou foi em 2008, juntamente com 24 países. A segunda vez foi em 2013, tendo participado 34 países. O terceiro ciclo deste estudo internacional decorreu em 2018, já com a participação da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado (AEFM) e centenas de escolas de 48 países. Desta vez, em 2024, quarto ciclo, irão participar escolas de 50 países, de todos os continentes, incluindo Portugal.
O TALIS visa fornecer informação a nível nacional e internacional, em termos de professores, ensino e impacto que os professores podem ter na aprendizagem dos alunos. Os professores podem fornecer dados para a análise e aperfeiçoamento dos diversos sistemas educativos. A comparação internacional permitirá a análise de diferentes realidades, experiências, desafios e abordagens educativas. O relatório final internacional, coordenado por OECD (França), IEA (Países Baixos), Rand Europe (Reino Unido), ACER (Austrália) e cApStAn (Bélgica) será divulgado no ano letivo 2025/2026.