16 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Atividade inclusiva das escolas da Figueira da Foz

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

No dia 9 de janeiro, decorreu no Grande Auditório do Centro de Artes e de Espectáculos da Figueira da Foz, a 2ª edição do Projeto Interescolas, intitulado “Direitos Humanos: Uma Escola Inclusiva: D´(eficiência) – A liberdade e a partilha ao serviço da Inclusão”, organizado por docentes de educação especial.

Os quatro agrupamentos de escolas do concelho e a escola não agrupada reuniram cerca de 700 alunos e alguns convidados, entre os quais autarcas da comunidade local, diretores, representantes do CFAE Beira-Mar, representantes da associação de estudantes e encarregados de educação e pais.

A voz dos alunos e dos oradores convidados, João Abreu, portador de deficiência motora e Bruno Salgueiro, Técnico Superior de Desporto Adaptado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, alertaram para a capacidade de resiliência e superação.

A atividade contou com vários momentos emocionantes, fruto do testemunho de João Abreu, que afirmou em vários momentos “tenho uma vida normal”, mostrando um exemplo de Coragem, de quem não baixa os braços, de quem luta dia a dia para conseguir a sua independência. Bruno Salgueiro, provou que o desporto adaptado é promotor de bem-estar e a um atleta nada é impossível, prova está nas equipas que treina e que honram Portugal através dos resultados nos Jogos Paralímpicos.

A apresentação do evento foi da responsabilidade dos alunos, que ainda contribuíram com outras atividades, nomeadamente a interpretação e dramatização de canções e a declamação de um poema, que uniram as escolas e deixaram patente a mensagem inclusiva: “Juntos pelo direito liberdade na diferença!”. Numa única voz, fizeram-se ecoar as palavras “Liberdade” e “Inclusão”.

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d