Depois do adiamento, devido às condições meteorológicas, do desfile do passado domingo, o Carnaval de Buarcos/Figueira da Foz saiu finalmente para a avenida, numa terça-feira em que o sol esteve bastante ´envergonhado’ e São Pedro ainda deu um ligeiro ´ar da sua graça´, nada que impedisse as nove mil pessoas que aguardavam ansiosas pelo desfile do corso carnavalesco e pelos reis.
O desfile abriu com um trio elétrico e encerrou com o carro dos Reis Bruna Gomes e Álvaro Maia, que espalharam simpatia ao longo de todo o percurso. No total, desfilaram na avenida do Brasil cerca de um milhar de foliões e figurantes distribuídos por seis grupos: um da freguesia do Bom Sucesso (ACR Bom Sucesso – Samba no pé, com o tema «O Jogo»); dois da Freguesia de Buarcos e São Julião (Grupo Instrução e Sport – «Quebra-Nozes»), Grupo Cáritas Infante D. Pedro («Arte e Açúcar»; um da Freguesia de Vila Verde (Sociedade Instrução e Recreio de Lares «Divertilândia com Pipocas e Algodão Doce») e um da freguesia de Tavarede (Grupo Desportivo da Chã «Ferrar é o que está a dar»).
As três escolas de samba locais apresentaram os seus enredos (GRES A Rainha – «Indonésia», Unidos do Mato Grosso- «Al You Need Is Love – o que é o amor?», Novo Império – «Era uma vez em Abril») e o carro alegórico da Junta de freguesia de Buarcos e São Julião levou «Os Milhões a Voar e o Zé a Pagar».
Para compensar o adiamento dos desfiles infantil e de domingo, no próximo sábado, dia 17 de fevereiro, a partir das 14h30, a avenida vai voltar a ser palco para foliões, grupos, escolas de samba e também para muitas crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico apresentarem as suas fantasias.
À noite, pelas 22h00,o Caras Direitas recebe a sessão de entrega de prémios.
Fonte: Município da Figueira da Foz