16 C
Figueira da Foz
Sábado, Abril 27, 2024

Mealhada recebeu selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

EU REPÓRTER?

Metereologia

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -

O Município da Mealhada é um dos 59 que no país receberam o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, no âmbito da 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

Este projeto tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais. A Mealhada foi reconhecida com o projeto “Cuidar, Intervir, Dignificar”.

Implementado pela Câmara Municipal de Mealhada, o ” Cuidar, Intervir, Dignificar” é um programa que tem como objetivos o apoio psicológico de cuidadores por parte de técnicos especializados, o acompanhamento no preenchimento de formulários e requerimentos de apoios sociais e de saúde, a criação de gabinetes de atendimento descentralizado em todas as freguesias do concelho para um atendimento de proximidade e a realização de ações de sensibilização e de ações de capacitação, apoio psicossocial e promoção da literacia em saúde.

No total, o júri da iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, analisou 66 projetos de autarquias locais. Destes, foram reconhecidos projetos de 59 autarquias que, de acordo com os representantes das associações que compõem o Movimento e que as avaliaram, se destacam pelo cumprimento dos critérios definidos, sendo-lhes, por isso, atribuído um Selo de Mérito.

O júri foi composto por membros do Movimento, nomeadamente: Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vitor Neves, presidente da EuropaColon.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido, anteriormente, duas edições deste projeto. No total das três edições foi atribuído o selo de mérito RACCI a 125 projetos.

 

- Advertisement -

✚ Farmácias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -

Últimos Artigos

%d